A importância da sua empresa estar adequada à NR12

O Brasil é o 4 país com maior número de acidentes do trabalho no mundo, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Atualmente é muito falado a respeito da segurança do trabalho nas empresas, mais especificamente da NR12 (norma regulamentadora número 12), ela tem como objetivo garantir a adequação de máquinas e equipamentos para que os funcionários possam trabalhar com a máxima segurança possível, afim de evitar acidentes com operadores durante o trabalho. Você, dono de uma empresa com maquinários, está adequado conforme a NR12? A seguir apresentaremos o porquê é tão importante que você esteja adequado, evitando riscos desnecessários.

Maquinários desprotegidos em uma linha de produção apresentam diversos riscos ao trabalhador, desde acidentes leves, até mesmo a morte do operador em alguns casos. Acidentes com maquinários não ficam para trás, segundo o coordenador de Normatização e Programas do Ministério do Trabalho, Rômulo Machado, em audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), acidentes com máquinas causam 12 amputações por dia no Brasil e um número próximo a um óbito por dia útil de trabalho. São diversos acidentes diários pelo nosso país, dessa forma gerando graves consequências às empresas por estarem desprotegidas conforme a NR12.

Essas consequências podem vir por parte do judiciário também, o descumprimento da norma pelas empresas, podem gerar multas, notificações interdições e outras consequências, cabendo até à prisão. Algumas dessas consequências são comuns, auditores fiscais vão até a empresa para fazer audições e verificar a segurança das máquinas e equipamentos da empresa, podendo penalizar a empresa no ato da audição. É sempre importante lembrar que o prazo para as empresas se adequarem à norma já acabou, então todas as empresas com seus maquinários e equipamentos não adequados, estão sujeitos a penalidades.

As penalidades aplicadas geram uma complicação com o ministério do trabalho, situação muito complicada para o funcionamento da empresa, o ministério do trabalho responsável por essas penalidades, como as multas, que podem chegar em até 50 vezes o valor no maquinário desprotegido, as interdições dos maquinários, isso podendo ser feito no ato audição e a penalidade mais séria, a prisão, recorrente de acidentes depois de penalidades aplicadas anteriormente. Todos esses aspectos em conjuntos, geram consequências além, como a deterioração da imagem e credibilidade da empresa, perca de produtividade e prejuízos econômicos.

Até aqui foram listadas diversas consequências, desde mais leve até algumas consequências bem sérias, prejudicando a empresa diretamente. A partir disso, podemos observar o quão importante é estarmos adequado à NR12, para se trabalhar corretamente. Procurando preservar a imagem das empresas, a saúde financeira das mesmas e ainda mais importante, o bem estar de todos os funcionários, priorizando pela segurança dos operadores de maquinários, a Fator faz projetos de excelência e personalizado para cada cliente, solucionando todos os problemas relacionado aos maquinários desprotegidos em relação a NR12.

imagem de engrenagem antiga sem adequação NR12

Pensando nisso, priorizamos cada detalhe em nossos projetos, analisando cada maquinário detalhadamente, analisando todas as leis em vigor, além de nos preocuparmos com a processo produtivo de cada cliente, procurando minimizar o máximo possível de perda produtiva, ou seja, adequando o maquinário da forma mais segura possível, dentro da lei, e de forma que se mantenha a eficiência do mesmo. A seguir mostraremos em passos de como nossos projetos são feitos, observando os mínimos detalhes;

1- Entendimento do maquinário

As normas regulamentadoras estipulam suas regras de acordo com o maquinário que é utilizado no local. Assim, as adequações variam não só de acordo com a máquina, mas também com ambiente e realidades do ambiente que está posto. Assim uma visita em campo é fundamental para que realidades do local sejam considerados na análise e os riscos percebidos. A Fator enumera os riscos observador de acordo com a estrutura do maquinário, ações do operador e ambiente. Por observação do local, observação da operação, conversas com operadores e vistoria do maquinário é possível enumerar todos os riscos presentes e iniciar a análise de adequação de segurança NR12. 

2- Quantificar a periculosidade da máquina (Hazard Rating Number)

Com os riscos levantados, a Fator faz a análise de periculosidade do maquinário utilizando a metodologia Hazard rating number (HRN) é possível quantificar numa nota quais riscos tem maior valor e assim definir as prioridades de resolução. O HRN funciona da seguinte maneira; Primeiramente é necessário quantificar todos os riscos e perigos apresentado no maquinário, após essa quantificação, será feito um cálculo do número de avaliação de perigos e será indicado o grau de risco pela seguinte fórmula:

HRN = LO × FE × DPH × NP

Em que:
● HRN é o número de severidade do risco;
● LO é a probabilidade de ocorrência;
● FE é a frequência de exposição;
● DPH é o grau de severidade do dano;
● NP é o número de pessoas expostas ao risco;

O Hazard rating number é fundamental, pois a análise de periculosidade inicial mostra os riscos que devem ser solucionados e como as medidas devem ser propostas. No fim das soluções propostas faz se um a nova análise para reanalisar o maquinário e emitir os laudos necessários.

3- Soluções de acordo com a NR 12

Analisamos detalhadamente e cuidadosamente para os nossos projetos de adequação, então todas as nossas adequações são baseadas conforme a norma. Analisamos tanto as partes das máquinas, quanto o espaçamento ente máquinas, piso e outros fatores externos à máquina. Além de todos os procedimentos e documentação estarem de acordo com a NR12.

4- Atender as necessidades individuais do cliente

Em cada projeto, adequamos o maquinário do cliente de forma personalizada, sempre adequando da melhor forma possível cada máquina, usando de todos os artefatos necessários para estar adequado a NR12. Além disso, nos preocupamos com as necessidades dos clientes, como por exemplo, a diminuição de eficiência do maquinário, propomos uma adequação em que vise todos os benefícios ao nosso cliente.

5- Todo mecanismo desenvolvido pela Fator atendendo a ISO

Toda e qualquer adaptação no maquinário, como implementar algum componente, deve atender a ISO, que estabelece as normas de projeto que os componentes devem ter. Importante destacar que todas as soluções não podem criar novos riscos ao operador, e isso é considerado durante as análises e soluções propostas a empresa.

Nos preocupamos com os mínimos detalhes em cada projeto que realizamos, por isso, cada etapa do projeto é feito cuidadosamente e sempre em contato com o cliente, para que podemos fazer tudo ao seu gosto.

A Fator tem uma grande experiência em NR12 no mercado, tendo feito diversas adequações de maquinários, sendo eles de tipo diferentes. Estamos prontos para adequar seu maquinário e deixar sua empresa e funcionários protegidos perante a NR12, evitando problemas judiciários e outros. Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição para saná-las. Não deixe de nos procurar, a prevenção é a melhor maneira de manter a sua empresa dentro das regularidades.

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#