Como identificar os nichos mais lucrativos para empreender (2021)

Você está pensando em abrir um negócio? Continue lendo este artigo para descobrir como escolher seu nicho, quais são os nichos mais lucrativos pós pandemia e como você pode iniciar sua jornada rumo ao sucesso.

O empreendedorismo é a forma perfeita de obter independência financeira e liberdade profissional, ao mesmo tempo que cria valor. Os nichos mais lucrativos costumam ser concorridos, porém oferecem uma maior opção de segmentação para novos negócios.

Para um começo fácil, muitos novos empreendedores optam por lançar pequenas empresas, preferindo setores com os quais estão familiarizados para que possam minimizar o risco de fracasso.

Escolher o setor e o nicho certos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Para iniciar um negócio de sucesso, você precisa escolher um nicho lucrativo com potencial de crescimento e, de preferência, baixa concorrência.

No entanto, as tendências do mercado mudam continuamente, portanto, nenhuma ideia de negócio é totalmente preparada para o mercado do futuro.

Começando a empreender com o que você sabe

Navegar no mundo dos negócios não é fácil. Tudo se torna especialmente mais difícil se você não tem nenhum conhecimento sobre o setor em que deseja trabalhar.

Como empreendedor, você pode alcançar o sucesso mais rápido se já tiver uma visão profunda do mercado em que está entrando. Ter habilidades relevantes para o nicho que você escolheu lhe dará uma vantagem sobre os concorrentes.

Por exemplo, se você tem experiência como motorista de caminhão profissional, tornar-se um proprietário de uma empresa de fretes é uma progressão natural.

Qualquer um pode comprar um caminhão usado, mas nem todo mundo tem a percepção de um motorista de caminhão que já trabalhou para uma empresa de transporte e teve acesso direto às operações internas.

Ao escolher seu setor e nicho, lembre-se de que começar pelo que você sabe pode tornar a transição para o empreendedorismo muito mais fácil.


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O que exatamente é um nicho de mercado?

Um nicho é um segmento de um mercado que pode ser definido por suas próprias preferências, necessidades ou identidade que o torna diferente do mercado em geral.

Quase todo mercado pode ser dividido pelas necessidades e preferências explícitas de seus consumidores. Abaixo estão as maneiras mais comuns de definir um nicho:

  • Dados demográficos (sexo, idade, nível de educação, nível de renda);
  • Preço (por exemplo, moderado, luxo, desconto);
  • Nível de qualidade (premium, econômico, feito à mão);
  • Psicografia (valores, interesses, atitudes);
  • Geográficos (residentes de um determinado país, cidade ou mesmo bairro).

Selecionar o foco em um nicho é uma decisão estratégica de negócios. A ideia é atender melhor a uma determinada base de clientes do que os concorrentes que visam um mercado mais amplo.

Os nichos mais lucrativos, muitas vezes começam pequenos e se expandem ao longo do tempo. Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas de como encontrar novos nichos e criar negócios potencialmente mais lucrativos.

3 dicas para encontrar nichos de mercado em alta

1. Fique de olho nas últimas tendências

Você deve sempre estar ciente do que está acontecendo no mercado. Se você quiser encontrar uma nova tendência, veja o que está em alta no momento. Então, tire um tempo para pesquisar e entender melhor as oportunidades da semana, do mês ou do ano.

O Google Trends e o Google AdWords (pelo Keyword Planner) podem ser realmente úteis para você nisso. Você pode experimentar diferentes palavras-chave nessas ferramentas para descobrir as últimas tendências.


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2. Analise seus concorrentes

Cada empresa, seja local ou internacional, tem concorrentes. Verifique o que seus concorrentes estão fazendo. Quais estratégias eles estão usando para atrair clientes ou que tipo de clientes eles estão atraindo.

Você também pode verificar seus sites e produtos mais vendidos. Dessa forma, entenderá o que interessa aos clientes deles e o que pode interessar aos seus, uma vez que as características de seus clientes seriam semelhantes às de seus concorrentes.

3. Procure os problemas que você pode corrigir

Pense no tipo de cliente que você terá como alvo. Depois de ter uma imagem clara de seus clientes em sua mente, procure os problemas que eles estão enfrentando. Você pode pesquisar em plataformas como o Reddit sobre os problemas que seu público-alvo enfrenta.

Essa plataforma possui uma infinidade de grupos e fóruns de discussão, desde investimentos até coisas do cotidiano, então, você também pode participar de alguns fóruns e verificar as discussões que acontecem por lá. Se possível, interaja com os usuários nas redes sociais ou pessoalmente. Depois de conhecer seus problemas, verifique se você pode fornecer uma solução para eles.

Nichos mais lucrativos para a próxima década

Em 2021, o cenário econômico mundial mudou devido à crise da Covid-19. Muitas pessoas agora preferem fazer compras online em vez de ir a uma loja física. O ‘novo normal’ oferece aos novos empreendedores mais oportunidade do que nunca.

Aqui estão os nichos mais lucrativos da próxima década segundo os relatórios mais recentes:

Tecnologia e equipamentos de home office

De acordo com um estudo feito pela Upwork (uma plataforma de freelancer americana onde empresas e indivíduos se conectam para realizar negócios), 41% das pessoas nos EUA agora trabalham em casa em tempo integral. Esse número reflete a mudança na cultura de trabalho, que provavelmente não mudará significativamente nos próximos anos.

Com mais pessoas trabalhando em casa, é o momento perfeito para entrar no nicho de mercado de tecnologia e equipamentos de escritório doméstico. Alguns dos principais itens de tecnologia são laptops, teclados, cadeiras, mesas, monitores, entre outros.

Academia e equipamento de fitness

Mesmo após a reabertura das academias, muitas pessoas ainda podem estar desconfiadas. Muitas até mesmo perceberão que não precisam de uma assinatura cara de uma academia para se manter em forma.

As pessoas estão investindo em todos os tipos de equipamentos de ginástica para suas casas atualmente. Os dados da International Health, Racque & Sportsclub Association (IHRSA) apontam que o faturamento dos empresários brasileiros do setor fitness chegaram a US$ 106 bilhões em 2020.

Os investimentos podem variar de itens grandes, como esteiras de corridas e estações de musculação, a itens menores, como halteres, suplementos nutricionais e até itens de tecnologia fitness.

Cuidados com animais de estimação

Assim como nós, os animais de estimação também ficaram entediados durante a pandemia.  

E isso aumentou a demanda por produtos de cuidados para animais de estimação, como alimentos para animais de estimação, brinquedos, camas, etc. A plataforma Wix viu um aumento de 327% nas vendas desses produtos de cuidados para animais de estimação.

Camas para animais de estimação, aquários, rações, brinquedos, produtos para treinamento de filhotes são alguns dos produtos mais vendidos nesse nicho e que permanecerão como tendência por muitos anos.

Como avaliar suas ideias de nicho

Agora que você sabe os nichos mais populares do momento, e como identificar os nichos mais lucrativos, precisa ter certeza de que há um público para seu produto.

No início, seus produtos/serviços são apenas ideias - uma hipótese do que você vê que repercutirá em seu público-alvo.

Almejar um nicho como seu foco tornará infinitamente mais simples descobrir clientes em potencial e convencê-los a comprar de você. Porém, você deve garantir que haja compradores suficientes nesse nicho para tornar isso possível.

Se você decidir que seu nicho é muito pequeno, pense em abordar um público diferente dentro desse nicho.

Mesmo se você alcançar o sucesso logo no início, os nichos mudam ao longo do tempo. Cabe a você experimentar novas coisas junto ao seu público ajustando a posição de sua marca gradualmente.

Você pode precisar introduzir novos produtos em sua linha conforme surgem novas oportunidades. Agora que você sabe como escolher um nicho de mercado lucrativo, é hora de transformar sua ideia em realidade!

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