Design de produto: O que é e porque é uma etapa tão importante

Quantas vezes você parou para conferir um produto simplesmente porque o design chamou sua atenção? Apesar da questão estética, há muitas coisas além da aparência que devem ser consideradas quando falamos em design de produto.

Se você realmente comparar laptops e desktops, ambos dispositivos são apenas tipos distintos de design do mesmo produto - computadores pessoais. O design é a maneira como você organiza os recursos e benefícios de um produto a serem apresentados ao cliente.

A Apple, por exemplo, mudou o design do Walkman e trouxe o Ipod, que liderou o mercado musical por anos. No fim, o produto foi, de certa forma, apenas uma mudança no design original que envolveu uma tecnologia diferente trazendo novos benefícios para o consumidor.

Dito isso, neste conteúdo apresentaremos a definição e a importância do design de produto em um projeto. Além disso (e talvez mais importante), incluímos uma abordagem detalhada sobre o processo de prototipagem e como o design de um produto pode ajudá-lo a conquistar novos clientes.

laptop on brown wooden table

(Foto/Reprodução: Unsplash)

Por que você deve atenção a esta parte do seu projeto?

O conceito de design de produto muitas vezes se sobrepõe ao design de produto industrial, que se refere àqueles criados por meio de técnicas de produção em massa (por exemplo, uma torneira, um suporte para celular, uma cadeira, etc.).

No entanto, para esclarecer essa ambiguidade desde o início, neste artigo nós nos concentraremos no design de produto industrial. Sendo assim, à medida que a tecnologia evolui rapidamente, também evolui a importância de um design excelente para essa abordagem de desenvolvimento de produtos.

Criar um design eficaz requer um processo sofisticado que vai além da aparência. Mais precisamente, requer um bom conhecimento de análise de negócios, pesquisa de campo, psicologia e desenvolvimento de protótipos.

Consequentemente, essa compreensão permitirá que os designers criem uma experiência de sucesso que atenda às expectativas e desejos dos usuários ao utilizar o produto.

Na verdade, isso também contribuirá para os objetivos de negócios de qualquer empresa. Em um mundo digital, os usuários buscam produtos que facilitem sua vida oferecendo etapas de uso rápidas e fáceis de seguir.

Por exemplo, a ideia por trás de um produto pode ser a mais inovadora e inteligente possível; no entanto, se o produto for barulhento, a experiência geral for confusa e o visual não for atraente, provavelmente o projeto não terá sucesso.

Até mesmo as grandes corporações erram neste aspecto. Muito antes de obter sucesso já citado com o iPod, a Apple falhou em muitos projetos - o exemplo mais notável é o Newton, que foi desenvolvido para ser uma assistente pessoal; o tamanho, a curta bateria e as falhas do sistema como um todo levaram o dispositivo ao fracasso.

Portanto, uma grande ideia nunca será mais do que uma ideia se o design do produto não atender aos desejos dos usuários finais. Para isso, a prototipagem é o caminho mais comum ao desenvolver o design de um produto mecânico.

Como funciona o processo de design de produto em um projeto mecânico?

Ao desenvolver um novo produto mecânico, a prototipagem é uma parte integrante do processo de design. Todo o processo de prototipagem é projetado para ajudá-lo a testar sua ideia e determinar as respostas para perguntas específicas que você tem sobre o novo produto.

Com isso em mente, as principais etapas no processo de design de produto em um projeto mecânico são:

  1. Pesquisa e planejamento. Este é o estágio inicial onde uma ideia de um novo produto é gerada e documentada. Haverá discussões entre clientes, desenhistas e engenheiros mecânicos. Será feito um acordo inicial sobre como o protótipo deve ser projetado e sobre sua viabilidade.
  2. Desenvolvimento de conceito. Depois que o produto foi planejado, agora é hora de desenvolver o conceito do produto e torná-lo visível no software. Diferentes aspectos como aparência, funcionalidade, mecanismos etc. devem ser considerados com cuidado.
  3. Prototipagem. Nesta fase, o design do produto passará por vários testes e modificações. O software de CAD (Desenho assistido por computador) é muito utilizado nesta etapa. Essa ferramenta também é usada para avaliar o desempenho do produto, o trabalho de marketing e o custo de produção. Confira a evolução da prototipagem com a impressão 3D.
  4. Fabricação e produção. Por fim, nesta fase, o produto já está pronto para a fabricação após ser testado. O processo de produção pode então começar se o protótipo funcionar conforme o esperado.

O projeto mecânico e a prototipagem são sempre necessários antes do processo de fabricação, para que produtos precisos e bem projetados possam ser fabricados.

Com a prototipagem, os problemas potenciais do design de um produto podem ser detectados no processo e perdas massivas podem ser evitadas. Entretanto, com certa frequência, o processo de prototipagem pode falhar em cumprir esse propósito.

blue and silver industrial machine

(Foto/Reprodução: Unsplash)

Temos um conteúdo explicativo para novos produtos e para maquinários personalizados! Confira!

Erros a evitar ao desenvolver seu novo produto

Neste ponto, já ficou claro que para dar vida a novos produtos, o planejamento e a prototipagem adequados são sempre necessários com antecedência.

No entanto, o processo de design e prototipagem pode falhar devido a alguns erros comuns que alguns empreendedores cometem:

  • Não pedir conselhos sobre planejamento;
  • Visando a perfeição ainda na fase preliminar;
  • Não incorporando feedbacks;
  • Sem ferramentas e equipamentos apropriados usados ​​para acelerar o processo;
  • Não estimando o custo de produção;
  • Esquecendo os usuários finais;

Uma das maiores fontes de problemas no desenvolvimento de produtos – e desperdício, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro - está na aquisição dos recursos necessários para desenvolver o protótipo.

Esteja você trabalhando no desenvolvimento de uma parte elétrica do seu projeto ou apenas precise de uma peça específica, o tempo que você gasta buscando essas coisas de que precisa representa uma porcentagem significativa do seu tempo gasto.

Portanto, ao considerar a prototipagem, examine as ferramentas e equipamentos de que precisará e leve em consideração os custos inerentes à aquisição desses recursos.

Em muitos casos, pode ser mais econômico investir em um parceiro comercial que já possui ferramentas como uma impressora 3D que acelera o processo de design incorporando o que há de mais moderno no mercado.

Por fim, a última dica que queremos compartilhar com você é que se você precisar de serviços de projeto mecânico e prototipagem, procure um fornecedor de confiança.  

Ao terceirizar a tarefa é possível ter acesso a uma equipe de engenheiros experientes, projetistas mecânicos e desenhistas, que usam todas as tecnologias mais avançadas do mercado para atender às suas necessidades específicas.

Quer ter seu próprio produto? Conheça a Fator Jr!

A Fator Jr é a maior empresa júnior do sul de Minas Gerais, trabalhando com soluções em engenharia, ou seja, realizando projetos de novos produtos e novos maquinários adequados à NR 12! Nosso foco em design e inovação permite que entreguemos projetos totalmente novos conforme a sua demanda!

Confira nossos serviços no site e saiba mais!

Novo produto

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#