Como fazer estudo de viabilidade de um produto

Muitos empreendedores se perguntam: “por que um estudo de viabilidade de um produto é tão importante para um projeto?” A resposta é simples, o estudo de viabilidade é a base sobre a qual é construído o resto do seu negócio.

A visibilidade das receitas potenciais e a capacidade de avaliar a solidez do seu plano de vendas podem ser cruciais para garantir sucesso no momento de lançamento ou na hora de expandir seus negócios com um novo produto.

Para ajudá-lo, apresentamos a seguir 6 dicas para ajudá-lo a maximizar suas chances de lançar um novo produto, serviço ou marca com sucesso. Mas antes vamos entender o que é um estudo de viabilidade de um produto.

O que é um estudo de viabilidade de um produto?

Um estudo de viabilidade é o avaliação da eficiência prática de um plano, produto ou método. Assim como o nome indica, você está perguntando: “Isso é viável?”

Por exemplo, você tem ou pode criar a tecnologia para fazer o que o produto propõe? Você tem as ferramentas, pessoas e recursos necessários? E o projeto vai lhe dar o ROI que você espera?

Então, o estudo de viabilidade de um produto define o "o quê", o "quando” e os fatores que farão o seu produto um sucesso ou um possível fracasso.

6 etapas para um estudo de viabilidade eficiente

1. Conduza uma análise preliminar

Você deve se concentrar em identificar um problema ainda não resolvido por outros produtos, um mercado onde a demanda é grande, de preferência maior do que a oferta, e se o seu produto ou serviço terá uma vantagem competitiva clara.

Em seguida, você precisa avaliar se os obstáculos serão muito altos para superar, ou seja, muito caros, muito burocráticos, etc ...

2. Prepare uma projeção de renda

Esta etapa propõe que você trabalhe de trás para frente, ou seja, projete o que você espera receber de receita em seu novo produto.

Em seguida, projete qual investimento será necessário para atingir a meta que foi estabelecida.

3. Realize uma pesquisa de mercado

Esta etapa é o ponto chave para o sucesso do estudo de viabilidade de um produto, portanto, faça da forma mais completa possível.

A pesquisa de mercado fornecerá uma perspectiva clara das receitas que você obterá do produto de forma mais realista.

Algumas coisas a serem consideradas são as características demográficas do mercado, as questões geográficas, a análise dos concorrentes, qual será sua participação e se o mercado está em expansão.

4. Planejar a estrutura e a operação do projeto

Uma vez que as etapas anteriores foram concluídas, é hora de configurar as operações necessárias para a produção do produto planejado.

Este deve ser um esforço completo e incluir custos fixos, investimento inicial e custos operacionais. Esses custos englobam coisas como equipamentos, métodos de publicidade, pessoal, disponibilidade de suprimentos, despesas gerais, etc.

5. Analise e revise todos os dados

Todas as etapas anteriores são importantes, mas a revisão e a análise são especialmente relevantes.

Essa etapa garante que tudo ocorra como foi planejado e que nada demande de ajustes de última hora.  Reexamine as etapas anteriores e reflita sobre suas despesas, projeções e responsabilidades.

6. Tomada de decisão

Este é o momento onde é necessário decidir se o produto é viável ou não, já que todas as etapas anteriores darão o embasamento necessário para a tomada de decisão.

Alguma outras questões que devem ser consideradas antes de fazer essa escolha é se o desenvolvimento do produto vale o esforço, dinheiro e tempo que serão investido.

Além disso, é necessário refletir se o novo produto está alinhado com os objetivos estratégicos e aspirações de longo prazo da sua organização.

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