Desenvolvimento de produto mecânico: O que é e como fazer?

Os produtos físicos são uma parte inseparável da história humana. Porém, nosso mundo está cada vez mais repleto de uns e zeros. A maioria dos empreendedores que sonham com o sucesso deseja construir o próximo Facebook, Uber ou Airbnb e, muitas vezes, um produto mecânico não chega a ser cogitado como uma opção.

Entretanto, é preciso ter em mente que quase todo produto baseado em software depende de um projeto físico bem executado. Diferente do que muitos pensam, o desenvolvimento de um produto mecânico não consiste apenas em projetar uma torradeira mais eficiente do que as demais.

Dessa forma, queremos ajudá-lo a entender esse processo e, com sorte, convencê-lo de que desenvolver um produto mecânico pode ser uma das coisas mais gratificantes (e lucrativas) que você fará.

Dividimos esse texto em 5 tópicos principais:

  • Da inspiração à transpiração;
  • Transformando um conceito em realidade;
  • Uma nota sobre direitos autorais;
  • Para finalizar;
  • Tenho uma ideia, e agora?

Da inspiração à transpiração


undefined(Foto/Reprodução: Unsplash)

Todo projeto de desenvolvimento de produto mecânico bem-sucedido começa com a visão de uma pessoa, ou grupo de pessoas, que identificam um problema e apresentam uma solução viável na qual acreditam.

Essa centelha inicial de inspiração é o que impulsiona tudo, logo ela precisa ser bem forte. Desenvolver ideias pode ser difícil, mas também extremamente prazeroso.

Primeiro, é preciso procurar um problema que ninguém ainda resolveu ou desenvolveu uma solução minimamente eficiente. Então, você descobre como poderia resolver esse problema.

Embora isso possa parecer uma simplificação grosseira (e até certo ponto é) lembre-se de que a ordem dessas etapas pode ser invertida.

Você pode pensar em uma ideia de produto e depois trabalhar no sentido inverso para encontrar a necessidade. Independentemente disso, um elemento não pode ter sucesso sem o outro.

O que qualquer problema realmente representa é uma necessidade. Todo projeto de desenvolvimento de produto físico ou de software requer uma necessidade e deve solucionar uma dor do cliente.

Uma ideia de produto sem uma necessidade bem definida é como um ar-condicionado na Antártica - não tem razão de existir e, se tivesse, seria absolutamente desnecessário.

Depois de identificar uma necessidade e descobrir uma ideia de produto para atendê-la - ou vice-versa - você pode iniciar sua pesquisa. Em seguida. É necessário validar sua ideia. Realmente existe um mercado para a sua ideia milagrosa de resolução de problemas?

Você fará pesquisas, observará de perto vários mercados, conduzirá análises de dados e, geralmente, fará tudo ao seu alcance para garantir que seu produto seja produzido corretamente.

Transformando um conceito em realidade

undefined(Foto/Reprodução: Unsplash)

As etapas de design, protótipo e fabricação de um produto mecânico são os próximos passos que aproximam sua inspiração da realidade. Transformar uma ideia em um produto concreto significa pôr a mão na massa; e isso pode ser assustador para alguns.

No entanto, não precisa ser assim. Os designs de conceito iniciais podem ser feitos de várias maneiras diferentes. Se você for das antigas, esboços e projetos detalhados podem ser feitos a lápis e caneta.

No entanto, esses métodos foram em sua maioria superados pelas principais soluções de software CAD do mercado. Com um software CAD, é possível construir um modelo inteiro em um espaço virtual, permitindo que você visualize características como altura, largura, distância, material ou cor antes que o produto seja manufaturado.

Um projeto de conceito mais elaborado pode ajudá-lo a explicar sua ideia a outras pessoas, algo que será muito útil ao procurar parceiros ou investidores. O que funciona ainda melhor, porém, são os protótipos.

Um protótipo é um modelo preliminar de seu produto que pode ajudá-lo a determinar a viabilidade de diferentes aspectos de seu projeto.

Dependendo do motivo da construção de um protótipo, seja para mostrar como ele se parece ou funciona, pode ser necessário fazer um protótipo funcional, que atua como uma prova de conceito para sua ideia.

Você também pode fazer protótipos estéticos que testarão a aparência do seu produto. Depois de definir a aparência e a funcionalidade ideais de seu produto, você precisará combinar os dois elementos da forma mais perfeita possível.

Após o extenso processo de design e prototipagem, você precisa finalmente preparar seu produto para produção. Projetar a capacidade de fabricação significa garantir que seu produto possa ser produzido de forma eficiente e econômica.

O conceito de designing for manufacturability (DFM) permite que você torne seu produto à prova de erros, escolhendo os melhores materiais e métodos de fabricação, ao mesmo tempo em que mantém em mente as regulamentações adequadas para o mercado desejado.

Uma nota sobre direitos autorais

Quando se trata de projetar, desenvolver e inventar produtos, muitas vezes surgem questões sobre direitos autorais, marcas registradas e patentes.

Embora não possamos fornecer aconselhamento jurídico sobre esses tópicos, há algo que podemos dizer: registrar uma marca, patente ou desenho industrial pode levar tempo e dinheiro.

O registro não é um passo obrigatório para todos os negócios, porém pode ser a escolha certa para determinados empreendimentos em determinados momentos.

Sua melhor aposta é consultar um advogado especializado na proteção que você está procurando para entender melhor exatamente quanto custará e quando é o momento certo para registrar sua invenção.

Para entender um pouco mais sobre o assunto vale a pena visitar o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou ler o nosso conteúdo sobre como patentear uma ideia.

Para finalizar

Assim como no mercado de tecnologia, o processo de desenvolvimento de produtos mecânicos também frequentemente muda. Tendências e soluções inovadoras alteram constantemente os processos mais populares de desenvolvimento de novos produtos.

Algumas montadoras de automóveis, por exemplo, inovam no processo de design usando dados de clientes já existentes - semelhante a como empresas de tecnologia, como a Microsoft e a Apple, criam versões de seus projetos de desenvolvimento de software.

Desenvolver um novo produto significa sonhar com algo que ainda não existe e que resolverá um problema existente hoje ou no futuro. A jornada da concepção à criação, passando pela fabricação e marketing, pode ser difícil, mas extremamente gratificante.

Por fim, se você está interessado em criar seu próprio produto mecânico do zero, mas não tem certeza de como funciona o processo, esperamos que este artigo tenha respondido às suas perguntas e fornecido alguns recursos úteis para que você possa começar a colocar seu projeto em prática!

Tenho uma ideia, e agora?

Se você já sabe o que é um novo produto, entende a sua importância e, o principal, tem uma ideia, nós da Fator Júnior podemos te ajudar!

Nós somos uma empresa de engenharia com experiência em desenvolvimento e design de novos produtos, atuando desde a ideia inicial até a prototipagem.

Ou seja, nós podemos transformar sua ideia em realidade, com pesquisas de mercado, análise de viabilidade, estudo da ideia, desenvolvimento e projeto da ideia, design e aceitação do produto, validação e prototipagem.

Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito com nossa equipe especializada.

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#