11 etapas para transformar uma ideia em um produto bem-sucedido

Tenha em suas mãos um passo a passo de como tirar suas ideias do papel

Qualquer produto ou serviço que você possa imaginar começou como nada mais do que uma ideia. No entanto, ir de uma ideia simples a um produto acabado nunca é um caminho direto – em vez disso, é uma estrada longa e tortuosa repleta de obstáculos e armadilhas.

A perspectiva de transformar uma ideia inovadora em um produto é financeiramente promissora, mas a quantidade de trabalho necessária para que isso aconteça pode ser bastante intimidador.

Para facilitar a compreensão do que é necessário, aqui estão 11 etapas que você precisará seguir para transformar sua ideia em um produto bem-sucedido.

Documente sua ideia

Uma ideia não fará muita diferença quando ela existe apenas em sua mente. O primeiro passo é anotar o conceito, as funcionalidades, o modelo de negócio ou qualquer outra informação relevante que possa ser útil posteriormente.

Descreva claramente a sua ideia, guarde tudo em um local seguro e certifique-se de registrar o seu nome (e o dos seus parceiros se houver) no documento. Isso pode ajudá-lo mais tarde a obter uma patente ou direitos autorais, por exemplo.

Faça uma pesquisa de mercado

Se você quer transformar uma ideia em produto, precisa analisar o mercado e ver se sua ideia terá demanda ou atenderá o seu público-alvo. Conheça as tendências atuais do mercado e pesquise sua concorrência.

Existem outras empresas que oferecem produtos semelhantes e sua invenção traz algo único para a mesa? Como seu possíveis concorrentes fabricam e distribuem seus produtos?

Estas são perguntas para as quais você deve buscar respostas quando embarcar em sua jornada de pesquisa.

Defina seu público-alvo

Parte da pesquisa de mercado mais ampla inclui identificar seu público-alvo. Você deve considerar a faixa etária, a demografia e as preferências dos consumidores para restringir seu mercado-alvo.

Por exemplo, a base de consumidores pode ser ampla, como os consumidores da cidade de São Paulo, ou restrita, como pessoas na faixa dos 20 anos que têm um animal de estimação.

Especificar um mercado-alvo pode ajudá-lo a se comunicar com o público certo.

Avalie sua ideia

Para entender se sua ideia é viável e pode sobreviver no setor, você precisa determinar o valor do seu produto em potencial. Quando sua invenção ainda está no estágio de ideia, você pode utilizar uma abordagem de Sistema de Avaliação Preliminar de Invenção (PIES):

  • Confirmando que a ideia é digna de um maior desenvolvimento;
  • Identificar desvantagens e áreas que precisam de melhorias;
  • Coleta de feedback de clientes em potencial;
  • Estabelecer estratégias prospectivas de marketing.

Revisão e Redesenho

Depois de documentar, pesquisar e avaliar sua ideia, não tenha medo de fazer ajustes. Alguns aspectos podem não sair como você planejou inicialmente, e está tudo bem. Quase todas as ideias são modificadas antes de chegarem ao mercado.

Por exemplo, você pode inicialmente ter uma ideia para produzir uma ideia de vendas automática, mas depois decidir torná-los resistentes à água depois de fazer algumas pesquisas de mercado.

A revisão e o redesenho podem ajudar a produzir um produto que atenda melhor às necessidades de seus consumidores ou à demanda do mercado.

Crie um protótipo

Calendário Descrição gerada automaticamente

(Foto/Reprodução: Unsplash)

Você pode não entender completamente as limitações do seu maquinário até ver como ele funciona. Construir um protótipo pode ajudar a identificar problemas em ação e corrigi-los antes de revelar seu produto ao público final ou possíveis investidores.

Por exemplo, se você tem uma ideia de um dispositivo que detecta o quanto seu animal de estimação está comendo, você pode construir um protótipo e mostrar para um grupo seleto de pessoas como ele funciona na vida real.

Registre uma patente

A história de origem do Facebook mostra a importância de patentear seu projeto. O registro de uma patente pode levar algum tempo, mas pode proteger sua ideia contra roubos ou copias, por exemplo.

Você não pode patentear uma ideia, é necessário patentear um produto tangível. É por isso que é essencial documentar sua ideia, o processo de pesquisa/desenvolvimento e construir o protótipo.

Trabalhe em seu Pitch

Pessoas sentadas ao redor de mesa com computador Descrição gerada automaticamente com confiança média

(Foto/Reprodução: Unsplash)

Neste ponto, você pode pensar: "Ok, eu tenho uma ideia muito boa, mas não tenho dinheiro". Aqui você precisará preparar uma pequena apresentação para atrair potenciais investidores para financiamento: um Pitch.

Tenha em mente que seu Pitch precisa ser persuasivo e despertar interesse em seu produto. Torne-o conciso, mas informativo e destaque a singularidade de sua oferta e seu plano de negócios.

Busque por financiamento

É hora de usar suas habilidades sociais e procurar apoio financeiro. Felizmente, existem várias maneiras de obter acesso a um financiamento inicial. Você pode oferecer sua ideia para investidores anjo e empresas de capital de risco por meio de feiras ou eventos de startups.

Você também pode usar o crowdfunding para coletar fundos do público em geral por meio de plataformas online como Kickstarter, Crowdfunder e Indiegogo.

Teste seu produto

Você está com quase tudo pronto! Contudo, antes de lançar seu produto no mercado:

  • Faça quantos testes forem necessários para entregar um produto de alto nível;
  • Organize grupos de foco para permitir que os clientes experimentem o produto;
  • Lembre-se que o teste tem como objetivo registrar a reação do mercado, então nunca tenha medo de testar e melhorar sua invenção;

Comercialize seu produto

O último passo para construir sua invenção é lançar a versão final no mercado. Agora é a hora de pensar no posicionamento da marca, penetração no mercado e estratégias de publicidade.

Dependendo do seu público-alvo, você pode optar por anunciar em redes sociais, como o Instagram ou TikTok. Por outro lado, se o seu mercado-alvo for a geração mais velha, você pode optar por anúncios de TV e rádio.

Nesta fase, não é incomum encontrar situações em que as coisas não saem como você planejou. No entanto, manter a fé em sua ideia pode ajudá-lo a superar esses obstáculos. Lembre-se de sempre continuar testando e coletando feedback de seus clientes.

Resumo final

Sintetizando, você precisa de tempo e paciência para transformar uma ideia em um produto real. As ideias podem parecer promissoras, mas você precisa passar por uma longa jornada para tornar suas fantasias em realidades.

Como mostramos, você precisa ir passo a passo, desde a documentação de sua ideia até a modelagem do protótipo e sua distribuição ao mercado. Os pontos de atenção a serem sempre lembrados são: proteger sua ideia de ser roubada e continuar melhorando o produto por meio de pesquisas de mercado.

Provavelmente, a maior qualidade que você precisará para transformar sua ideia em um produto é resiliência. Portanto, falhe rápido e com frequência, procure as pessoas que farão as perguntas desafiadoras e encontre a equipe certa para levá-lo à linha de chegada.

Eu tenho uma ideia! Mas gostaria de ajuda para trilhar todos esses passos e tornar minha ideia real, com quem falar ?

Se você já tem uma ideia e após ler os 11 passos apresentados acima, gostaria de ter pessoas ao seu lado te ajudando a trilhar cada um desses passos rumo a materialização da sua ideia, nós da Fator Júnior podemos te ajudar!

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