5 dicas para desenvolver sua empresa em meio a recessão econômica

Dicas realmente eficazes para aumentar o desenvolvimento e produtividade de sua empresa em meio a recessão econômica.


Se você foi um dos afetados pela recessão econômica presente no Brasil, esse conteúdo é especialmente para você, visando auxiliar em como continuar crescendo em meio ao cenário econômico atual.  É comum pensar que a primeira ação a se tomar é o corte dos investimentos, porém, isso está longe de ser verdade, pois é com investimento certo que poderemos contornar a situação e evitar o agravamento das consequências da recessão econômica.

1 - Faça um diagnóstico da sua produção 

A primeira dica e por onde devemos começar é um diagnóstico da sua produção, analisando seus processos, planejamento, linha de produção, atuais e futuros projetos.  E qual o objetivo de gastar todo esse tempo para realizar um diagnóstico?

Esse procedimento tem objetivo de evidenciar problemas e apresentar oportunidades da empresa, assim será possível analisar quais são as principais demandas a serem trabalhadas. Com mais conhecimento sobre a empresa é possível ser mais assertivo nas tomadas de decisões, trazendo melhores investimentos, obtendo maior retorno financeiro e mantendo o crescimento. Nós da Fator sempre nos preocupamos com essa questão, por isso oferecemos aos nossos clientes um diagnóstico, para que possamos mostrar quais os principais investimentos a se fazer, analisando a realidade do cliente.

2 - Redução de custos

A redução de custos é o principal objetivo de quem trabalha nas empresas, porém nem todos sabem por onde e como começar. Após o diagnóstico, será feito a análise dos problemas e oportunidades, com essas informações, será possível fazer as melhores escolhas e corrigir o que for necessário, como a de quais processos serão mais adequados ao corte. Aqui, citaremos as principais opções a serem analisadas;

A redução com custo de mão de obra é muito importante de ser analisada, o foco é aproveitar 100% da mão de obra disponível. Nesse sentido, deve-se observar se determinado processo necessita conter o número de funcionários que estão alocados, caso um novo mecanismo ou maquinário consiga suprir essa necessidade, ocorre uma diminuição do custo com operadores nesse processo e esses funcionários poderão ser alocados em outro processo, gerando um ganho financeiro para a empresa.

Outro ponto essencial é a manutenção, algumas vezes não nos atentamos ao planejamento da manutenção de equipamentos e maquinários, tendo como consequência parada na produção, máquinas e equipamentos com tempo de vida útil menor, processos de manutenções mais caros, dentre outros. Dessa forma, afetando diretamente na tentativa de diminuição dos custos.

A redução de acidentes do trabalho é outra maneira para reduzir os custos, e uma das melhores maneiras de fazer isso, pois o custo com um acidente de trabalho pode causar grandes estragos para a saúde financeira da empresa, bem estar e confiança dos funcionários, além de prejudicar a imagem da instituição. Gastos com multas, afastamentos e diminuição da produtividade são consequências do negligenciamento da segurança do trabalho. No caso da NR12, o valor da multa pode chegar até 50 vezes do valor do maquinário desprotegido, além do risco que os operadores estão sujeitos ao trabalharem em máquinas e equipamentos desprotegidos, para saber mais, leia o nosso conteúdo sobre a NR12. (https://fatorjunior.com.br/blog/a-importancia-da-sua-empresa-estar-adequada-a-nr12)

3 - Otimização de processos

Se você tem interesse em continuar crescendo em meio a essa turbulência econômica, não se pode deixar de pensar em otimizar os processos da sua empresa, com o foco em eliminar perdas e melhorar a qualidade do seu serviço ou produto. 

O investimento em tecnologia que trazem resultado a curto prazo é uma ótima forma de otimizar os processos em meio a dificuldades financeiras, nem sempre o complexo é o de maior retorno, a partir de um bom estudo, é possível observar oportunidades de investimos em tecnologia que não depende de uma grande quantia financeira. Em algumas ocasiões, um mecanismo para um maquinário ou para um processo já é o suficiente para aumentar e melhorar sua produção por um pequeno investimento.

Identificar e solucionar os gargalos da produção é outro fator que faz total diferença para a otimização de processos, em um diagnóstico mais profundo é possível retirar essas informações, a partir daí, é necessário solucionar os principais problemas encontrados. Com intervenções mecânicas, soluciona-se diversas demandas encontradas na empresa, como um maquinário personalizado, adaptações e outras soluções. Para saber mais, desenvolvemos um conteúdo sobre o aumento da produtividade por meio de desenvolvimento de maquinários. ( https://fatorjunior.com.br/blog/desenvolvimento-de-maquinario )

4 - Diferenciação no mercado

Se diferenciar no mercado é importante não só em época de crise, pois assim você agrega mais valor aos seus clientes, entrega o melhor serviço ou produto, se diferenciando dos concorrentes e atraindo a atenção de todo o mercado. Empresas com grande crescimento atualmente despendem muito esforço para alcançar a diferenciação no mercado, pois é desse modo que vão de encontro ao sucesso.

Há dois modos para se diferenciar da concorrência, pode ser com um produto ou serviço inovador, e processos produtivos diferenciados para entregar algo personalizado ao seu cliente.

Nem sempre é fácil inovar para o seu cliente, por isso é importante encontrar alguém que possa ajudar nessa tarefa. Pensar sobre o novo produto e cultivar a ideia é o primeiro passo, após isso, se da início ao desenvolvimento desse novo projeto, é muito indicado uma consultoria para auxiliar nesse desafio, pois para obter êxito no sucesso de se diferenciar do mercado, é necessário que o produto final esteja com o melhor resultado.

Agora para se ter um processo produtivo diferenciado do mercado, é necessário processos exclusivos, isso se da com maquinários personalizados exercendo funções diferenciadas para a produção, trazendo mais agilidade e qualidade para o produto final. Outra possibilidade é o desenvolvimento de mecanismos para melhorar o processo, desenvolvendo projetos personalizados e únicos.

5 - Consultoria com preço acessível 

Para que todos os pontos listados acima sejam possíveis de serem executados, é necessário encontrar uma consultoria com um preço acessível em meio dessa recessão, assim terá o melhor resultado. 

Uma consultoria consegue auxiliar em diversos aspectos, fazer o diagnóstico, ajudar a pensar na ideia, desenvolver o projeto, implementação, dentre outros. Fazendo assim, uma parte do processo de desenvolvimento da empresa em meio a crise.

Caso tenha se identificado com algum dos pontos acima, venha conversar um pouco com a gente, a Fator está a disposição para tirar qualquer dúvida e ajudar as empresas solucionando seus problemas de forma inovadora. 


Guilherme Furuya


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#