5 passos para desenvolver o seu novo produto

Está interessado em como desenvolver um equipamento ou produto e não sabe por onde começar? Sua startup está precisando estruturar seu projeto para inseri-lo no mercado? Os passos a seguir te guiarão para o melhor projeto de produto, seja na fase de geração de ideias, na validação delas ou na hora de colocar a ideia no papel com as melhores especificações possíveis, já pronta para mandar produzir e até futuramente patenteá-la. Confira as dicas da Fator!

  1. Qual necessidade de mercado seu equipamento irá resolver? 

Tudo tem um porquê! É fundamental que você entenda exatamente a necessidade que seu equipamento irá suprir para assim definir seu público e maneiras de como atingi-lo. Portanto, a primeira validação para que seu produto tenha competitividade no mercado é definir bem suas funções. Dessa maneira, fica mais fácil aumentar a visibilidade de sua criação, fortalecendo sua imagem e atraindo clientes. Uma ferramenta útil para auxiliar nesse primeiro passo é o Job To Be Done (http://info.endeavor.org.br/ferramenta-job-to-be-done), o qual gira em torno do seguinte conceito: “clientes realmente não compram produtos, eles de certa forma contratam-no para fazer um trabalho”. De maneira geral: pense como seu cliente! Assim, esse pensamento aparentemente simples torna-se um pontapé de início fundamental para estruturar seu projeto da melhor maneira possível. 

2.
Conheça o mercado que irá competir com seu equipamento!

Prepare-se para o páreo! Um importante passo para garantir que seu novo equipamento vá gerar bons resultados é conhecer seus concorrentes. Dessa forma, poderá moldar sua ideia através do que já existe no mercado, podendo desenvolver melhor suas potencialidades e definir seu diferencial perante seus concorrentes. Funcionalidade, material de que é feito, faixa de preço, etc; são exemplos do que analisar para ter uma base do que irá encontrar pela frente. Assim, pesquisa e reflexão tornam-se importantes ações para entender como sua ideia irá encaixar-se no mercado. As pesquisas podem ser feitas desde em sites de busca até em uma conversa com um amigo. Portanto, não meça esforços para recolher informações e usá-las a seu favor! 

3.
Você está preparado para adaptar seu equipamento às demandas do mercado?

O tempo não para! E com ele, surgem novas tecnologias todos os dias. Logo, estar por dentro das novidades tecnológicas que o mercado tem a oferecer é fundamental para agregar valor ao seu equipamento. Assim, além de vender sua funcionalidade, poderá vender um combo de qualidade + inovação + utilidade que será mais atraente aos olhos dos clientes. Para isso, é necessário conhecimento técnico para fazer as melhores escolhas, sem perder de vista o custo-benefício. Para esse passo, é interessante utilizar a ferramenta Mapa de Empatia (http://info.endeavor.org.br/ferramenta-mapa-empatia), a qual consiste em um mapa visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente. Dessa maneira, fica mais palpável perceber quais requisitos seriam interessantes seu produto atender, tanto tecnologicamente como em outras vertentes.

4.
Você validou seu produto de que maneira?

É preciso ter um guia! A etapa de validação é muito importante para que seus esforços sejam direcionados para algo que realmente funcione. Nessa etapa é interessante conhecer a técnica MVP ( https://endeavor.org.br/mvp/)  (Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Minimamente Viável). Ela relaciona testes primários com a validação do produto ao oferecer ao cliente uma prévia, ainda que em forma de protótipo, exatamente como seria inserido no mercado, com todas suas funcionalidades. Assim, fica mais fácil colher feedbacks, tendo conhecimento se seu produto realmente soluciona o problema do consumidor. 

5.
Como você pretende definir as especificações do seu equipamento?

Essa é a hora de colocar a mão na massa! Depois de compreender o que seu produto trás de soluções para o cliente, entender o mercado que ele irá ser inserido e validar suas funcionalidades, é preciso projetar! Nessa fase de projeção todo cuidado é pouco!

Essa fase se qualifica por contemplar as características do seu produto em diversos âmbitos de sua utilização, o que, geralmente, sugere a contratação de uma empresa que consiga expor as mais variadas situações as quais ele será submetido. Saiba um pouco mais sobre desenvolvimento de produtos! (https://fatorjunior.com.br/novos-produtos) Uma consultoria qualificada no ramo deve ser capaz de trazer soluções para aprimorar a performance de seu equipamento, seja com novas tecnologias ou com soluções simples e práticas que otimizem seus resultados e/ou aumentem a satisfação de seus clientes. Se faz importante conhecer, então, sobre as experiências que já tiveram e se, de fato, propuseram soluções que atendiam ao melhor custo-benefício do desenvolvimento. 

Curtiu nossas dicas? Conheça um pouco mais sobre as vantagens de contratar uma consultoria no desenvolvimento do seu produto ( www.fatorjunior.com.br ).


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