7 dicas para se dar bem no processo seletivo

Uma das principais preocupações do universitário, além de ir bem na faculdade, é a incerteza de uma vaga de estágio, trainee ou até mesmo um cargo inicial.



1)
Conheça e estude sobre a empresa 
        Certamente existem várias empresas no ramo da qual está tentando entrar, ou seja, é de suma importância ter conhecimento dos valores, missão, propósitos e princípios da empresa em que está aplicando. Ter o perfil da empresa é essencial para que se tenha a tão sonhada realização profissional e isso precisa estar muito bem alinhado já no início do processo. Perguntas do tipo: “É este o lugar em que quero trabalhar ?”, “Os valores da empresa estão alinhados com os meus ?”, “Serei feliz neste lugar ?”. Respondendo a essas perguntas, fica mais claro se esse é realmente o lugar certo para você, e isso pode melhorar muito seu desempenho na hora da entrevista.

2) Procure conversar com que já realizou o processo seletivo
      Provavelmente você conhece alguém que já realizou o processo seletivo na mesma empresa em que irá realizar, e se não conhece, utilize seu networking para isso – Linkedin pode ser um ótimo aliado. Não perca tempo, converse com essa pessoa, pergunte detalhes das etapas do processo, por exemplo, quais eram as perguntas mais recorrentes dos recrutadores, perfis de pessoas que conseguiram a aprovação. Tais informações farão com que você tenha um maior direcionamento e ganhe mais confiança a partir de dicas e dúvidas esclarecidas em relação as diferentes fases.

undefined
3) Demonstre Profissionalismo
         Nessa hora, uma das coisas mais importantes a se levar em consideração é em relação a sua linguagem, vestimenta e postura. O domínio da língua portuguesa e facilidade de comunicação é muito importante desde a primeira etapa. Saber se comunicar de forma clara e objetiva talvez seja uma das maiores preocupações dos candidatos, e neste momento, é preciso tomar cuidado com gírias e vícios de linguagem, pois pode ser decisivo. Outro ponto importante é em relação a vestimenta que se deve usar. A dica é, observe como os profissionais da empresa se vestem, pode ser um bom direcionamento para você. Para os homens, evite usar calças muito apertadas, roupas esportivas, chinelos e chapéus. Já as mulheres, evite shortinhos, decote exagerado, roupas esportivas, salto alto. O esporte fino é o tipo de roupa que cai bem para a maioria dos processos seletivos, mas fique atento ao estilo da empresa, a regra não é geral. A linguagem corporal pode ser decisiva na busca pela sua vaga, e na maioria dos casos, os recrutadores sabem interpretar sua linguagem corporal. As dicas são: mantenha as costas eretas ou ligeiramente inclinada na direção do outro, dê um sorriso após um aperto de mão, não mexa no celular, olhe no olho das pessoas, nem pense em cruzar os braços, gesticule sempre que possível e muito cuidado com hábitos de nervosismo – roer unha.

4) Dinâmica de grupo, e agora?
       É comum nessa fase do processo o nervosismo tomar conta, pois você estará sujeito a trabalhar com outras pessoas que possuem pensamentos, pontos de vista, soluções diferentes para um mesmo case. Mas afinal, o que os recrutadores querem de você em uma dinâmica? Eles estão a todo instante, avaliando sua facilidade em liderar e ser liderado pelo time, se você está sabendo escutar e avaliar os outros integrantes do grupo, como está colocando sua ideia para o grupo, sua capacidade de síntese perante a um mar de situações e ideias, gerenciamento do tempo – geralmente é bem limitado. A partir daí eles podem te classificar como sendo uma pessoa mais planejadora, analista ou executora. A dica para essa situação é que você dê ideias mas sempre se preocupando com a opinião dos outros, e quando outra pessoa der alguma ideia, tente questionar e conectar com alguma outra que você ou outro membro do grupo expôs. Lembre-se sempre, toda ideia é potencialmente boa, então pode ter muita oportunidade para melhorar a ideia do outro, isso irá mostrar que você é atencioso e criativo. Além disso, é preciso ser flexível na questão de liderança, você precisa ser lembrado pelos avaliadores, mas também não pode atropelar todos. Calma e confiança serão boas aliadas para dar tudo certo e acredite, vai dar certo!

5) Seja você mesmo
            Tenha sempre em mente que o processo de contratação é uma via de mão dupla, um investimento seu e da empresa, ou seja, a empresa está confiando em você, oferecendo insumos e capacitação para que você se destaque e seja feliz na sua área, e você se dedicando boa parte do seu tempo ali. Então, nada de se passar por alguém que não seja você, discorrer sobre ocasiões e situações as quais você não presenciou, então trate de ser bem honesto e transparente.

undefined
6) Atenção e gentileza
            Se lembra daquela velha dica, clichê: “A primeira impressão é a que fica”?. Então, ela pode ser usada para você causar uma boa impressão desde o primeiro contato, pois é difícil consertar uma má interpretação. Quando chegar no local, trate todas pessoas com um aperto de mão e sorriso no rosto, transmita energia positiva para o ambiente. Uma das técnicas que são colocados em prática aqui, principalmente na hora da entrevista, é o “Rapport”, que significa estabelecer uma conexão com a pessoa através do seu tom de voz, postura, gestos e expressões. A dica é, tente se comportar de acordo com o comportamento do entrevistador, por exemplo, se ele está falando com um tom de voz baixo, tente manter o seu tom de voz baixo também. Isso vai gerar uma conexão entre vocês e confiança mútua.

7) Conte sua história e experiência
           O que frequentemente ocorre neste momento é “se perder” na própria história. A dica é usar a metodologia STAR(Situação, Tarefa, Ação e Resultados), tal metodologia faz com que você organize suas ideias de acordo com cada fase de sua vida. Qual situação você esteve sujeito, o que planejou, o que executou e quais resultados alcançados. Você também pode usar essa metodologia para organizar suas respostas sobre seus pontos fracos, sempre respondendo o que tem feito para melhorar.


         Essas foram algumas dicas que consideramos importantes para seu sucesso no processo seletivo, etapa essencial para a entrada no mercado de trabalho. Esperamos que aproveitem bastante esse material e tenha sucesso em todos processos seletivos, e caso não seja aprovado, aprenda com seus erros e o mais importante:              NUNCA DESISTA! 

          Caso tenha ficado alguma dúvida ou interesse por aprofundar no assunto, temos uma boa notícia para você! A Dinâmica Treinamentos pode te ajudar a aumentar exponencialmente suas chances de ser aprovado na empresa dos seus sonhos, oferecendo cursos e materiais de qualidade. Confira aqui!



José Neto Costa Motta      

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#