A tecnologia por trás do FIFA

Você sabe como funciona os bastidores de um dos jogos mais populares do mundo?

   
   Com o atual lançamento do FIFA 20 Edição Ultimate, no dia 24 de setembro de 2019, muitos players vêm comentando sobre sua jogabilidade, pois o jogo apresentou uma animação de alto nível de responsividade (capacidade de resposta de um comando) e semelhança impecável entre a personalidade dos jogadores virtuais do FIFA 20 com os reais. Mas já parou para pensar como estas ações são realizadas de maneira fiel?

   Dribles, chutes, passes, pulos... todos esses movimentos reproduzidos no videogame são captados pela técnica Mocap (Motion Capture), essa é utilizada até mesmo dentro dos cinemas, como nos filmes Avengers, King Kong, entre outros. Tal técnica é responsável pela gravação e transposição para um modelo digital onde será possível a edição dos movimentos.

    Sabendo disso, para reproduzir tal dinâmica no futebol, alguns jogadores são convidados a participar, como um dos melhores do mundo: Cristiano Ronaldo. Esses serão os “modelos” para a gravação, vestindo uma roupa especial, geralmente preta cravejada. Com elas a primeira etapa é realizar uma sessão de fotos 360° a fim de registrar a posição dos sensores, pois caso saiam do lugar, os técnicos terão referência de onde estavam e cada detalhe milimétrico é de suma importância.

undefined

   
   Feito isso, o modelo realiza movimentos básicos para as câmeras em volta dele captar exatamente suas articulações e depois inicia suas ações características. Basicamente essa captação é realizada através de uma luz vermelha emitida em volta da câmera que é refletida na “bolinha branca” em sua roupa e volta para câmera, gerando assim a posição espacial de cada membro, da cabeça aos pés.

    E para isso tudo ser realizado é necessário um estúdio que ofereça o máximo de realidade de dentro campo para o modelo, a Eletronic Arts é responsável por essa produção no FIFA, geralmente equipada com grama sintética, trave, rede e mais de 100 câmeras posicionadas estrategicamente. Além de possuir muitos técnicos, cada um é responsável com determinado movimento ou criação de jogadas.
                                 

   
     Por fim, para dar fidelidade até mesmo para expressões dos jogadores de futebol, os principais craques do mundo vão a estúdios passar por uma sessão de fotos 3D, essas fotos depois recebem um tratamento no Photoshop, e o rosto do atleta está preparado para ser utilizado no game. Com isso, os programadores poderão trabalhar e personalizar cada jogada em cima da característica individual dos atletas, como numa disputa de bola o jogador de maior massa vencer, ou determinar a capacidade e posição ideal de um jogador proteger a bola, oferecendo o máximo de realidade ao usuário, que poderá ser até mesmo o CR7 por instantes e realizar suas fintas exclusivas.



Matheus Pereira

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#