Como a industria 4.0 pode auxiliar na produtividade de sua empresa

A nova realidade da tecnologia


A revolução da industria 4.0 é uma realidade que bate na porta de tanto grandes como pequenas empresas, porém, ainda é considerado por muitos funcionários e patrões como um tabu ligado a demissão substituição de humanos por maquinas. Nesse sentido, cabe a nós, da Fator Júnior, desmitificar essa nova realidade e contemplar as reais vantagens que estas novas tecnologias estão por trazer.

O que é a industria 4.0?

O diferencial da indústria 4.0 para o funcionamento das empresas atualmente, se trata da mudança da forma como a tecnologia é utilizada para auxiliar na produtividade e qualidade dos produtos ofertados. Por meio de maquinário especializado na verificação e transmissão contínua do desempenho dos equipamentos em questões de desgaste mecânico, uso de energia e mau funcionamento,  há geração contínua de dados específicos de cada etapa da fabricação, permitindo uma análise rebuscada e diferenciada para o entendimento dos positivos e negativos de sua empresa e como aumentar sua produtividade.

Exemplos da indústria 4.0, e seu auxílio na produtividade empresarial, já estão extremamente presentes no setor alimentício, no qual há utilização de sensores termodinâmicos para estabelecer e controlar temperaturas específicas de refrigeração de produtos tanto dentro do espaço da fábrica como durante seu transporte. Os dados fornecidos pelos sensores termodinâmicos são usados por funcionários para se estabelecer o mínimo gasto de energia necessário para o congelamento de alimentos e derivados, garantindo a mesma qualidade e, ao mesmo tempo, diminuindo os custos de produção. 


Quais são as vantagens?
Problemas referentes a perda de tempo de fabricação por quebra de equipamentos se tornam extintos através da avaliação constante da própria máquina sobre seu desempenho, assegurando um pré planejamento do melhor momento para substituição de peças ou do maquinário como um todo. Situações de expansão no mercado podem ser feitas de forma extremamente aprimoradas ao se possuir informações em banco de dados sobre todas as características da fábrica, aumentando a produtividade, eficiência e simplicidade para processos futuros.

A industria 4.0 não esta se  tornando parte do dia a dia para que os funcionários percam seus empregos, mas sim que seus trabalhos possam ser mais eficientes, rápidos e críticos auxiliando tanto na questão pessoal através de um retorno positivo e valorização de suas atividades na empresa como também na questão laboral ao garantir uma melhor qualidade e produtividade em seus específicos setores. 

Empresas que aderem a essas tenologias da industria 4.0 se tornam mais adaptáveis as mudanças e necessidades do mercado, ganhando competitividade em relação a outros marcas e garantindo a satisfação de clientes e funcionários. Se quiser saber mais sobre essa nova realidade, e talvez participar dela, entre em contato conosco da Fator Júnior para trilharmos o futuro com você.

Davi Falcão


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#