Como melhorar os processos de usinagem?

Você procura maior produtividade, assim como redução de custos desnecessários na usinagem de sua produção?

Se sua resposta para a pergunta acima for sim, temos uma alternativa para te ajudar nesse desafio de transformar sua empresa mais produtiva, desse modo tornando-a mais lucrativa.

O que é usinagem?
Usinagem é o processo de transformar uma matéria-prima em objetos de metal, essa é uma das melhores maneiras de dar a forma desejada ao produto, está presente em grande parte dos setores industriais atualmente, através de alguns dados, pode-se observar a importância da usinagem para a indústria:

  • Mais de 70% dos furos realizados em peças industriais, são feitos por usinagem.
  • Grande maioria dos pinos odontológicos são feitos por usinagem.
  • Mais de 80% das peças produzidas para a industria aeroespacial utiliza a usinagem como parte do processo.
  • É intenso o uso de usinagem para acabamento superficial.

É possível usar diversas ferramentas para esse processo, das mais tecnológicas, até as mais convencionais, porém a escolha do tipo de ferramentas para a usinagem é muito complexa, pois dependem de diversas variáveis, então buscando-se máxima eficiência, necessita um profissional especialista para essa tarefa. Mas, não só a escolha da ferramenta é importante, devemos nos atentar ao material utilizado, assim como o fluido de corte. A escolha certa desse conjunto proporcionará consequências extremamente positivas.

Podemos encontrar diversos tipos de usinagem, usando diferentes ferramentas para corte, cada uma com características específicas, a seguir será apresentado algumas delas:

  • Usinagem de precisão convencional, é mais comum presente na indústria, usa tornos comuns para fazer furos e cortes em peças, geralmente é manual, ou seja, tem uma pessoa operando e/ou supervisionando o equipamento. Também é usado o processo de fresamento em algumas ocasiões, principalmente para engrenagens, estriados e coroas.
  • Usinagem a laser, um feixe de luz monocromática remove material da peça para chegar em profundidades específicas, criando chanfros, fendas e perfis. É usado em industrias que necessitam de formas complexas.
  • Usinagem química, extremamente precisa, é usado principalmente para gravações, furos e rebaixos. É possível produzir peças de diversos tipos de ligas metálicas, com medidas exatas, não deixando rebarbas, manchas ou vincos.


Máquina de trituração, usinagem para metais

Como dito anteriormente, é essencial o profissional correto para se obter resultados positivos, pois ele tem domínio de como executar esse processo da melhor maneira possível. Para isso, é preciso analisar a característica que o produto terá no final da usinagem, incluindo rigidez, deformação e outras. Conhecer os materiais possíveis a serem usados, tanto o material da ferramenta, como o material da peça. Qual processo de usinagem mais eficiente, escolher a melhor máquina-ferramenta, analisar a viabilidade econômica, assim como a saúde dos operadores e possíveis danos ao meio ambiente.

A partir disso, é feito um projeto em que tudo é analisado cuidadosamente em conjunto, afim de chegar ao melhor custo x benefício. Nós da Fator Júnior, fazemos projetos personalizados para o setor de usinagem, sempre com ênfase no objetivo do cliente, oferecendo resultados com melhoras aparentes.

Como esses resultados podem ser obtidos?
Esses resultados podem ser obtidos de algumas formas, como maior produtividade, dessa maneira, evita-se o desperdício de material usando a ferramenta ideal, e aumenta a quantidade de produtos a serem produzidos. Melhor qualidade no produto final, obtendo dimensionamento mais preciso, assim como maior rigidez e durabilidade. Através de escolhas certas, é possível diminuir o tempo total do processo de produção, assim como aumentar a vida útil da ferramenta, sendo utilizada da maneira correta. Consequentemente, os custos de produção serão consideravelmente mais baixos que o comum, gerando um grande impacto econômico no preço do produto final, tornando-o mais competitivo no mercado. Os benefícios são diversos, como pode ser notado, dependendo de qual objetivo deseja-se ser obtido, desse modo, sua empresa terá a oportunidade de se tornar muito mais eficiente na produção. 

A partir dos resultados que podem ser obtidos na produção final, torna-se de grande importância contratar a empresa certa que possa realizar esse tipo de serviço com extrema qualidade, pois a margem de lucro será diretamente influenciada pela escolha correta da melhor ferramenta. Um projeto que pareça banal no inicio, pode-se tornar compensador em um futuro próximo, então, não hesite em procurar especialistas caso haja interesse.

Nossa empresa está totalmente aberta para realizar tais projetos, oferecendo qualidade e preço competitivo em relação ao mercado. Gostaria de saber mais a respeito? Entre em contato conosco, esclareceremos todas as suas dúvidas.


Guilherme Furuya

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#