Como superar a crise com inovação

Os 5 passos para superar a crise com inovação

A COVID-19 chegou ao Brasil e surpreendeu a todos os empresários e trabalhadores, e, nesse momento delicado, a escolha mais sábia é ficar em casa e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Mas isso não significa que sua empresa deve ficar estagnada! O trabalho em casa é uma excelente oportunidade para desenvolver as ideias que, há muito, são necessárias à empresa, mas devido à correria do dia a dia, acabaram sendo deixadas de lado. Além de resolver pendências, como segurança do trabalhador ou engenharia reversa, que tal inovar? Implementar um novo mecanismo na linha de produção, otimizar uma máquina, ou até mesmo, desenvolver um produto completamente novo...

Nesse cenário, a Fator Júnior viu a oportunidade de ajudar a sua empresa a superar a crise por meio de inovação! Segue abaixo, uma lista de dicas para manter sua empresa rodando, mas sem arriscar a saúde dos trabalhadores.

1-
Faça uma análise e previsão de mercado

A pandemia do coronavírus afetou drasticamente a economia, tanto em relação à produção, quanto em relação ao comportamento do mercado consumidor. Para acompanhar essas mudanças, a empresa deve fazer uma análise de como o seu público alvo está se comportando e como ele tende a se comportar no momento pós pandemia. Para isso, vale estudar o comportamento do mercado em outros países, além de usar de dados da própria empresa em momentos de recessão econômica. Assim, será possível ter uma ideia mais clara de para onde os recursos devem ser alocados e, se possível, quais etapas e processos podem ser flexibilizados para atender melhor ao consumidor. 

2-
Invista nas máquinas paradas 

A diminuição do ritmo do comércio com certeza afeta negativamente a produção. Porém, o empresário que tem visão de águia e consegue projetar o futuro, faz jus deste momento de pouca produção para se preparar e otimizar a sua linha, para quando a economia se estabilizar, estar à frente dos concorrentes poupando tempo e dinheiro. Portanto, realizar projetos de engenharia reversa, NR12 e otimização de maquinário é uma excelente estratégia para aproveitar máquinas em desuso, evitando desativá-las no futuro, quando isso teria impacto muito mais significativo na produção. (Saiba mais sobre nossos serviços de NR12 e otimização de maquinário clicando aqui.)

 3-
Otimize sua linha de produção

Muito próximo do viés do tópico anterior, a otimização busca ir além do necessário, partindo do pressuposto de que inovar e estar à frente do mercado são requisitos básicos para o crescimento. Se você percebe que sua linha de produção pode melhorar, seja com a implementação de uma nova máquina ou até mesmo com a adição de um mecanismo a uma máquina já existente, contrate um engenheiro projetista. Assim, você garante que sua empresa não só estará preparada para a volta às atividades, como também estará ainda melhor, mostrando que, para um empresário inovador, só o céu é o limite.

4-
Capacite e realoque funcionários

Ficar em casa em isolamento social não é fácil. Mas o que ajuda várias pessoas é ter um propósito e uma garantia de que seu emprego estará garantido. Se sua empresa não possui atividades para que todos os funcionários continuem trabalhando em home office, realoque e distribua funções. É uma boa oportunidade para verificar se seus funcionários estão sendo bem alocados na empresa. Além disso, invista o tempo que passarão em casa em capacitações. Dessa forma, o trabalhador, além de se manter motivado cumprindo sua carga horária a serviço da empresa, volta às suas funções muito capacitado e produtivo.

5-
Não tenha medo de ousar

Como já dito, o momento em que vivemos, apesar das incertezas, nos dá o tempo necessário para refletir e para pensar em várias ideias. No entanto, principalmente em tempos de recessão econômica, ficamos na dúvida sobre aonde é melhor investir e se esse investimento realmente é a coisa certa a fazer. Assim, a mensagem mais importante para esse momento é: Seja prudente, mas não tenha medo de ousar. As piores recessões econômicas são causadas principalmente porque, diante de um cenário pouco promissor, as pessoas tendem a reter investimentos e ficar estagnadas, estagnando também a economia. Portanto, tenha em mente que a inovação é o melhor caminho para atravessarmos essa crise.

 Buscando incentivar esse pensamento e multiplicar ideias, a Fator Júnior elaborou uma iniciativa de premiação semanal de ideias inovadoras. Basta entrar no link e se inscrever. Toda semana, é escolhida uma das ideias inscritas para ser premiada com 100 reais e, no final deste mês, a melhor ideia será desenvolvida e a pessoa responsável terá a oportunidade de ser sócio de nossa empresa na execução projeto. Saiba mais sobre essa ação clicando aqui.

Texto produzido por : Thaís Pereira.


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#