Como construir uma estratégia de desenvolvimento de produto vencedora em 7 etapas

Como é possível diminuir as taxas de falha, melhorar o desempenho e criar produtos mais valiosos com uma estratégia simples de apenas 7 etapas? Te mostramos o caminho!

Inovações revolucionárias começam com produtos espetaculares. Em outras palavras, a estratégia de desenvolvimento de produto é uma porta de entrada para objetivos de negócios bem-sucedidos, liquidez e inovação.

Infelizmente, poucas organizações desenvolvem estratégias de produtos corretamente, já que a maioria dos produtos postos no mercado acabam falhando. A verdade simples é: construir produtos de sucesso é difícil.

Hoje, vamos entender como é possível diminuir as taxas de falha, melhorar o desempenho e criar produtos mais valiosos com uma estratégia simples de apenas 7 etapas.

O que é estratégia de desenvolvimento de produto?

Para manter as coisas simples, uma estratégia de desenvolvimento de produto é um plano detalhado para seus produtos a serem lançados no futuro. As estratégias começam com uma declaração de visão e terminam com planejamento de crescimento e produtos de valor mínimo (MVPs).

O objetivo geral de uma estratégia de produto é idealizar um produto, gerar requisitos, iterar etapas e obter feedback dos clientes. No final de sua estratégia de produto, você deve estar pronto para construir, testar e implantar.

Neste artigo, organizamos nossa estratégia de desenvolvimento de produto em 7 estágios distintos:

  1. Visão
  2. Estratégia
  3. Escopo
  4. Roteiro
  5. Crescimento
  6. Estratégia móvel e nuvem
  7. MVP

Etapa 1. Visão

A visão é uma declaração que descreve o propósito do produto e quais problemas do cliente ele pretende resolver. Essa última parte é extremamente importante, já que grande parte dos produtos que falham nunca realmente resolveram um problema do cliente.

Ao construir um projeto, é comum buscar elogios. Queremos que nossas ideias sejam reforçadas e queremos atenção positiva para o nosso trabalho árduo. Mas se você está apenas alimentando positividade em sua visão de produto, você terá problemas.

O objetivo de uma visão de produto é apagar suas suposições. Não se trata de quão tecnicamente avançado é seu produto ou quão incrível seu produto soa no papel.

Seu objetivo é descobrir o que seu produto realmente é e como ele resolverá os problemas do cliente de uma forma tangível.

Etapa 2. Estratégia

Sua estratégia de produto é ... sua estratégia (nós sabemos, é um pouco redundante). A estratégia possuí 3 componentes principais:

  • Seu mercado. Quem está comprando seu produto? Qual é a jornada do seu comprador? Quem é seu público alvo? Antes de construir um produto, você precisa saber para quem está construindo e o que eles estão dispostos a comprar.
  • Seus concorrentes. Como é o mercado fora do seu produto? Existem concorrentes com ofertas semelhantes? Provavelmente, seu produto não existirá em um buraco negro. Você precisa descobrir o que torna seu produto melhor do que seus concorrentes.
  • Seus objetivos. O estabelecimento de metas é uma parte crucial de qualquer estratégia de desenvolvimento de produto. Você deseja medir os KPIs certos e utilizar metas inteligentes e baseadas no tempo que você pode mensurar os resultados de forma consistente.

Etapa 3. Escopo

O escopo do produto são todos os recursos e características que compõem o seu produto. Obviamente, o escopo do seu produto não precisa se referir a bens tangíveis.

Esta fase deve abordar como o produto é feito, quais recursos você precisa para produzi-lo ou construí-lo e quais tipos de iterações futuras podem melhorar sua oferta de produto.

Para aplicativos, os escopos do produto definem as responsabilidades daqueles que criam o aplicativo, aqueles que administram o aplicativo e aqueles que utilizam o aplicativo (se for uma ferramenta de negócios interna).

Durante o estágio de definição do escopo, você precisa descobrir como desenvolver os componentes de direcionamento de valor do seu aplicativo.

Todas as estratégias de produto que você definiu na segunda fase devem ajudá-lo a determinar o que precisa ser enfatizado no futuro.

Etapa 4. Roteiro

Os roteiros de produtos são contornos visuais de alto nível que definem as metas de curto e longo prazo de seu produto. O roteiro do produto tem dois objetivos:

  • Definir quais etapas você precisa seguir durante o ciclo de vida de desenvolvimento do produto;
  • Explicar por que cada etapa é necessária e os resultados desejados dessas etapas.

Geralmente, os roteiros de produtos são usados ​​entre as equipes. Sua equipe de vendas e marketing utilizará o roteiro para criar resultados e converter leads. Sua equipe de projeto usará o roteiro para desenvolver seu produto.

Etapa 5. Crescimento

Como você vai crescer? A maioria dos produtos falha no estágio de crescimento. Os especialistas em inovação gostam de chamar a escala de "vale da morte" por um motivo: é o estágio mais difícil.

Uma coisa é lançar um produto que gere interesse. Outra coisa é lançar um produto que pode escalar até a viabilidade. À medida que seu planejamento cresce, você precisa ser capaz de responder às seguintes perguntas:

  • Que iterações futuras irão agregar valor ao seu produto?
  • Quais entradas e saídas aumentarão sua escala?
  • Que tipos de experimentação você deve aplicar a essas entradas e saídas?
  • Como você pode aumentar o apelo de mercado de seus produtos dentro de um orçamento definido?

Etapa 6. Estratégia móvel e nuvem

É fato que grande parte dos clientes evitam fechar negócios com um aplicativo ou site mal projetado.

Não é preciso dizer que você precisa de uma estratégia móvel e de nuvem se quiser lançar um produto de sucesso. Uma estratégia de nuvem define como você vai entregar um produto por meio da nuvem.

Isso pode não ser necessário para alguns produtos, mas é um requisito absoluto para soluções baseadas em serviços.

Sua estratégia móvel define como você vai construir um aplicativo ou site com base em seu produto. A viabilidade de seu aplicativo e seu produto estão interligadas, já que ambos têm de ter sucesso se você quiser alcançar um resultado positivo.

Etapa 7. MVP

Finalmente, você deve usar todo o conhecimento acumulado até aqui para desenvolver um produto mínimo viável (MVP). Seu MVP ajuda a gerar feedback do cliente. Você deseja que seu produto chegue aos clientes o mais rápido possível.

Em seguida, você deseja usar suas primeiras impressões para integrar etapas adicionais em seu ciclo de vida de desenvolvimento de produto. Quanto mais cedo você receber informações, mais cedo poderá inserir a centralização no cliente em seu pipeline de produtos.

Qual é o verdadeiro desafio da estratégia de desenvolvimento de produto?

Existem vários especialistas em criação de produtos que podem aconselhá-lo sobre o que fazer e o que não fazer. Mas nosso conselho é que independente do produto que você deseja lançar, você precisa lançá-lo para ter sucesso.

Reid Hoffman, o cofundador do LinkedIn, disse uma vez: “Se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto, é que você o lançou tarde demais”.

Eric Ries, em seu livro Lean Startup, propôs começar com o básico e desenvolver tudo aos poucos. Junte as duas ideias, crie o produto mínimo viável, lance-o o mais rápido possível, ouça seu cliente e melhore-o.

Nosso conselho final para criar uma estratégia de desenvolvimento de produto vencedora é revisar periodicamente a visão e a estratégia do produto que você decidiu no início de seu planejamento.

Portanto, dê um passo para trás regularmente para certificar-se de que as iniciativas e prioridades nas quais você está trabalhando agora ainda suportam a estratégia de produto vencedora que você trabalhou tão arduamente para criar.



Fator Júnior

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