4 ferramentas para aumentar a produtividade sem aumentar os gastos

A relação entre qualidade de trabalho e produtividade.


A produtividade dentro uma empresa é a correlação constante entre o ânimo dos funcionários e como estão sendo estimulados a atuar de forma criativa e iniciativa dentro das suas respectivas funções. Empresas que se destacam no mercado sabem que o processo de melhora é constante e fluído, dependendo de um olhar crítico não somente de cargos superiores, mas também da análise de indivíduos atuantes na própria área. Contudo, mesmo os passos para aumento da produtividade sendo objetivos e claros, estes possuem diversos percalços envolvendo gasto de tempo e financeiro em como estimular a criatividade, a observação de problemas e a fuga de padrões de comportamento pelos empregados e chefes. Então, como aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade pela automatização e experimentação
undefined

O primeiro passo a ser feito dentro da indústria é saber se o tempo dos funcionários está sendo aplicado corretamente. É extremamente comum o processo de robotização em tarefas no qual o empregado aplica suas horas de trabalho sem produzir nenhum conhecimento, somente atuando de forma mecânica. Diversas áreas realmente necessitam desse tipo de serviço para gerar volume e manter a produtividade, porém, ao mesmo tempo, se trata de um método de trabalho altamente desgastante que ocasiona a desmotivação à longo prazo.

Indústrias usualmente possuem o comportamento de substituir os funcionários de acordo com seus desgastes ou até contratar mais pessoas para suprimir essa deficiência. Todavia, ambas decisões causam a perda de produtividade, pois, ao substituir um funcionário é necessário realizar treinamento para o seguinte, gastando tempo de tempo de produção, e ao contratar mais, envolve o gasto financeiro que poderia ser aplicado em outro segmento com maior necessidade. Uma das possibilidades de solução para melhoria da eficiência dos funcionários é a diminuição desse tempo de atividade mecânica através da padronização por intermédio das ferramentas: 


- Excel: Funções de tabela dinâmica para lidar com múltiplas informações e assim encontrar padrões de comportamento nos dados, criando sistemas mais automatizados para dimensionamento de maquinário, necessidade de manutenção e até mesmo todo o processo matemático para produção final.

- VBA: Para consolidar as informações obtidas pelo Excel em um programa personalizado pelo próprio usuário, facilitando a interação e permitindo a experimentação e testagem por qualquer indivíduo da empresa de algo novo e melhor para a produtividade, mantendo a motivação e melhoria constante sem necessidade de gastos adicionais. 



Aumentar a produtividade pela gerencia de conhecimento. 

undefined

Outro ponto extremamente crucial para qualquer empresa que queira aumentar sua produtividade é a gestão de conhecimento. Essa questão vem sido abordada e melhorada a diversos anos com intuito claro de entender todo o processo que ocorre dentro de uma indústria e melhorar sua produtividade. Todavia, a forma como é aplicada muitas vezes é incorreta, pois, a gestão de conhecimento não se trata somente de um funcionário conhecer as funções de outro na teoria, mas sim conviver com elas ao ponto que a qualquer problema possa substituí-lo ou até mesmo melhorar a atividade. Porém, como fazer isso?

Empresas usuais se utilizam de manuais ou relatórios para construir um passo a passo e gerir o conhecimento para cada setor. Contudo, a forma mais eficiente para aumentar a produtividade por meio da gerencia do conhecimento é através da comunicação constante entre as áreas para que todas as particularidades e necessidades possam ser conhecidas. Isso deve ser realizado através de ferramenta:

Intranet: Plataforma para diluir o conhecimento em períodos menores que uma hora por dia em conteúdos de vídeo, textos, rascunhos, anotações que sejam de fácil entendimento e, principalmente, constantes para gerar interesse de pessoas de fora.

Miro: Plataforma para apresentar de problemas pontuais, a necessidade ou não de uma etapa no processo e sugestões de como lidar com uma situação específica por meio de um observador de fora e de dentro da área, melhorando a indústria como um todo, e, conseguintemente, sua produtividade.

 Em si, para aumentar a produtividade de uma indústria é preciso aplicar uma melhoria contínua e a criação de líderes ao invés de funcionários, ou seja, pessoas que estão presentes para tomarem a frente do problema, conhecerem todo o processo laboral e todos os seus colaboradores para terem a melhor motivação e criatividade para trabalhar.

Autor: Davi Falcão


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#