Lean six sigma: otimizando seus processos

O termo une a metodologia Seis Sigma com as ferramentas e o conceito do Lean Manufacturing.

Todo mundo gosta de comer aquele bolo quentinho que a avó faz. Se você perguntar para ela quanto tempo demorou para aprender a receita e executá-la perfeitamente, é bem provável que ela diga alguns anos e que, nesse intervalo de tempo, ela errou algumas vezes, testou novas combinações, alterou as quantidades dos ingredientes, temperatura do forno, qualidade do açúcar, entre outros inúmeros fatores. Ao fim desse longo processo ela aprendeu a fazer um bolo que só ela mesmo sabe fazer com tamanha qualidade.

Mas o que que isso tem a ver com Lean 6 Sigma?

É bem provável que sua avó não tenha um amplo conhecimento das ferramentas da qualidade nem de estatística de processo, mas o bolo que ela faz com certeza deixa muita empresa de confeitaria com inveja. Logo, essa empresa vai querer produzir esse bolo com o menor custo e a maior qualidade possíveis. É aqui que entram os conceitos do Lean 6 Sigma, que auxiliam as empresas na busca pela melhoria contínua, redução de perdas e aumento do faturamento com ações simples.  

O Lean 6 Sigma é a junção de duas metodologias: a manufatura enxuta (Lean Manufacturing) e o 6 Sigma.   

O Lean Manufacturing, desenvolvida por Taiichi Onho (Toyota), tem como princípio simplificar ao máximo uma produção, promovendo em paralelo a melhoria contínua do processo. Isso sem comprometer a qualidade do produto e ainda promovendo recursos para que ele seja melhorado. O resultado final de um projeto Lean é um processo enxuto em que se usa os materiais corretos, na medida certa, no lugar e tempo corretos, fazendo com que o desperdício seja o menor possível.


undefined

Já o 6 Sigma, metodologia desenvolvida pela Motorola e a General Eletrics, prega a busca incessante por redução do nível de defeitos dentro de um processo produtivo utilizando para isso ferramentas estatísticas e da qualidade como: diagrama de pareto, Ishikawa, distribuição normal, média, inferência, DOE (desenho de experimentos), capacidade de processo, entre outros. A principal meta é reduzir a variabilidade do processo, ou seja, dada uma especificação todos os produtos devem estar dentro de um intervalo aceitável pelo cliente. Qualquer produto fora desses limites é perda ou retrabalho! Para isso, faz-se o uso de uma sequência lógica de atividades muito conhecida como DMAIC.


undefined

Por fim, pode-se resumir que o Lean promove a simplificação do processo e o 6 Sigma a redução da variablidade dele. Voltando ao exemplo do bolo, um projeto de Lean 6 Sigma para um confeitaria busca fazer o melhor bolo, sempre igual e no menor tempo possível!

Guilherme Franco


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#