Você sabe o que a Modelagem 3D representa nas engenharias?

“Saiba como funciona a Modelagem Tridimensional e quais suas aplicações”


O que é Modelagem 3D ?

           O desejo do homem em representar a realidade, teve início na Pré-História com as pinturas rupestres e desde então, os artifícios para tal prática tem se desenvolvido cada vez mais com o advento da era digital. Uma das tecnologias que mais ganhou espaço nestas representações, foi a Modelagem 3D ou Modelagem Tridimensional.

            A Modelagem 3D consiste basicamente na criação de objetos, cenários, peças e até personagens, tudo isso através de softwares utilizados na Engenharia e Arquitetura. No processo de criação do que se deseja, se tem 4 etapas principais para se chegar no produto final, sendo elas: modelagem, configuração de layout, renderização e prototipagem - forma física do produto.

Quais as vantagens e aplicações da Modelagem 3D nas engenharias?

              Um dos principais benefícios que a Modelagem 3D proporciona é o poder de inovação. Isso faz com que qualquer estrutura, peça, produto primário, ou até mesmo o produto final - montagem de várias peças distintas - , seja toda desenvolvida da forma em que se deseja.

              A Modelagem também possibilita uma vasta série de especificações do produto, fazendo com que todos os riscos a tensões, cargas, dentre outros, sejam minimamente calculados antes da prototipagem. Aliás, não se pode dar o luxo de desenvolver o que se deseja e o produto final não sair como o esperado, não é mesmo?

              As aplicações são diversas na área da engenharia em si, abrangendo desde a criação de máquinas e equipamentos para garantir melhor produtividade em uma linha de produção, a personagens e objetos de games e filmes. Além disso, a Modelagem 3D fornece todas as especificações em desenho técnico através de ferramenta do software para a prototipagem do produto.

Modelagem 3D x Simulação?

               Uma das dúvidas mais comumentes em relação a Modelagem é sobre as simulações que podem ser realizadas através do modelo 3D. Pode se dizer que as simulações devem ser feitas - em muitos dos casos -, para que tudo saia como o esperado. São diversas as simulações que o produto desenvolvido pode ser submetido, dentre elas: simulação de dinâmica de fluidos, cargas e tensões, ergonômica, térmica, vida útil. Ou seja, é possível prever todos os pontos onde o produto final pode ser modificado ou melhorado, a fim de não sofrer rachaduras, amassados, dilatações, dentre outros.

undefined

Case da Fator em Modelagem 3D

                 Inovação, talvez essa seja a palavra que mais representa o que a modelagem possibilita dentro de qualquer área da engenharia. Um dos projetos realizados pela Fator Júnior, foi o desenvolvimento de uma bicicleta aquática, mas que ao mesmo tempo não perdia sua função terrestre. O cliente chegou com esse sonho pra gente, e nós sonhamos juntos para que tudo ocorresse dentro do planejado. Com isso, a bike já está sendo prototipada para ser usada pelo cliente.

undefined







José Neto Costa Motta

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#