Os meios para otimizar a segurança em seu laboratório

A importância do equipamento adequado

Durante a manipulação de produtos químicos, não há nada mais importante do que manter o ambiente seguro e limpo para funcionários e terceiros. Os mínimos problemas de equipamento podem resultar em consequências sérias á saúde dos presentes e a capacidade da utilização do local. Ainda que esse processo de manutenção da qualidade do espaço pareça complexo, pode ser explicado e aplicado, pois,como dito por Henry Ford: Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.

Qual o primeiro passo que devo tomar?
A primeira ação necessária para que seu local seja o melhor espaço para se trabalhar é garantir o funcionamento adequado dos matérias utilizados. Para que isso ocorra, os equipamentos como capelas, coifas, filtros e sistema de ventilação devem ser dimensionados de acordo com a necessidades do local e ás normas específicas da ABNT EN 14175.

Vidros de capelas temperados possuem uma capacidade de dobra e temperatura de, respectivamente, 120 N/mm^2  e 250 graus célsius a fim de suportar reações químicas mais complexas e reativas. Porém, devido ao alto custo de um material temperado, pode se também se utilizar como substituto vidros laminados, com capacidade de dobra e temperatura menor, 50 N/mm^2  e 60 graus célsius, porém com alta eficiência para laboratórios de manipulação. 

A diversidade da utilização dos tipos de equipamentos se baseia no valor econômico a ser gasto no local de acordo com suas necessidades específicas. Isto é, na escolha do material formador da coifa, o qual pode variar de aço inoxidável a polipropileno reforçado, e também a questão da ergonomia do espaço seguindo as normas da ABNT NR 17. Dessa forma necessitando de uma equipe especializada para ajustes no local do trabalho e na escolha do maquinário. 

O Sistema de insuflamento em laboratórios.
Formado por diversos componentes com a função de sugar o ar atmosférico e disseminá-lo no ambiente para condições mais agradáveis, o sistema de insuflamento é composto por diferentes módulos (conjunto de equipamentos) responsáveis por impedir a entrada de agentes contaminantes, são eles: um módulo de pré-filtragem, um módulo de condicionamento de ar, módulo de ventilação e módulo HEPA, para funcionamento ideal do mesmo.

Diferente dos sistemas climatizadores e sendo considerado o método mais econômico para o controle do ar, o sistema de insuflamento não garante redução de temperatura nem a correção de umidade após a etapa de filtragem. Pela necessidade de manter o ambiente com a maior qualidade de ar possível, podem ser adicionados filtros,  visando o controle da entrada de agentes nocivos como gases tóxicos, bactérias, fungos e entre outros.

A Fator Junior além de contar com um time capacitado e de qualidade, pode desenvolver o projeto do sistema pra você e para o seu laboratório. Contamos com uma avaliação nota 10 dos nossos clientes, fazemos a diferença! Contate nossos consultores e agende sua visita.

Davi Falcão


Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#