Por que participar de uma empresa júnior?

O movimento de empresas juniores está presente no mundo todo e proporciona a vivência empresarial para estudantes de diversas áreas, com o objetivo de impactar possitivamente o nosso ecossistema e apresentar soluções inovadoras para o mercado.


O Movimento das Empresas Juniores (MEJ) tem como objetivo formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Atualmente no nosso país, o MEJ está presente em mais de 220 instituições de ensino superior, contribuindo para a crescente capacitação de futuros profissionais, que contabilizam uma rede de 22 mil empresários juniores dispostos a aprender e a ensinar os segredos do empreendedorismo. Esses segredos resultaram em mais de 28 mil projetos e em um faturamento superior a R$ 44 milhões em 2019.

Mas como um movimento feito apenas por estudantes conseguiu alcançar tamanhos resultados?

Participar de uma empresa júnior é extremamente atrativo para aqueles que desejam colocar a mão na massa e dar um upgrade no currículo, pois, participando ativamente, você terá a oportunidade de aprender na prática como funcionam os mecanismos do mercado, quais profissionais você quer como parceiros, quais os melhores softwares e métodos usar, além de ter a oportunidade de alcançar a autonomia e, quem sabe, a experiência de ser o líder de uma equipe engajada em buscar, com eficiência e eficácia, os melhores resultados. Com tantos atrativos assim, o Movimento conquista os estudantes empreendedores que buscam, acima de tudo, o aprendizado como forma de alcançar o sucesso, criando a atmosfera ideal para expandir o conhecimento e atingir resultados cada vez maiores.


Benefícios de fazer parte de uma EJ

    1. Aprendizagem prática

Na graduação, aprendemos inúmeros conteúdos que, muitas vezes, não fazem sentido por não conhecermos profundamente qual a sua aplicabilidade. Dessa forma, estudantes que passam pela experiência de participar de uma empresa júnior, seja ela antes ou depois de aprenderem em sala de aula os conteúdos aplicados, possuem maior facilidade no aprendizado, visto que a empresa júnior dá a oportunidade de fazer, entender a teoria e aplicá-la. Por isso, os que desejam conciliar a teoria e a prática encontram nas EJ’s essa facilidade.

Além disso, o contato com o real mercado de trabalho e a experiência de desempenhar as funções da profissão trazem consigo uma vasta carga de informações que não temos familiaridade no ambiente acadêmico, mas que são extremamente importantes no dia a dia do profissional.



    2. Autonomia e liderança

Trabalhar em equipe é essencial para o bom funcionamento de qualquer organização, inclusive da empresa júnior. Contudo, devido à atmosfera de aprendizado das EJ’s e a frequente rotatividade, em algum momento você será o tomador de decisões, o que possibilita uma ascensão no seu plano de carreira de modo muito mais assertivo, rápido e completo em comparação a uma empresa sênior. Porém, não entre em pânico com todas essas responsabilidades, você pode contar com toda uma estrutura de profissionais, professores e em algumas vezes até ex-membros (pós juniores) para te auxiliarem na assertividade dos processos.



     3. Networking

Fazer amigos é apenas uma das vantagens de estudar em uma boa instituição. Porém, no ambiente empresarial essa experiência se torna muito mais completa pelo contato com pessoas de diferentes cursos e diferentes períodos na graduação. Valorizar os colaboradores pelas suas competências se torna essencial para compartilhar aprendizados e alcançar o sucesso. Fazer uma rede de contatos com os melhores em cada área te trará resultados satisfatórios e poderá criar laços simbióticos pelo resto da sua carreira.

Na empresa júnior você tem acesso a todo tipo de profissional, não só no contexto universitário, mas também no mercado de trabalho, pois conhecerá e será conhecido por vários clientes, fornecedores e prestadores de serviço. Saiba criar contato, dividir informações e aprimorar o seu trato interpessoal. Muitos pós juniores já encontram excelentes oportunidades de emprego mesmo antes de concluir a graduação.

Quer fazer parte desse movimento e viver na prática essa experiência? A Fator Júnior está com o Processo seletivo 2020 aberto e espera você para impactar e trazer mais resultados para essa rede! Inscreva-se no link: https://app.pipefy.com/public/form/EgLKvu2U



“Desenvolver projetos inovadores que impactem a vida das pessoas a fim de transformar o mundo.” (Fator Júnior)



Thaís Pereira






Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#