Projeto mecânico: Entenda o que é e quais são suas principais etapas

Inúmeros processos e problemas cotidianos são, respectivamente, solucionados graças a projetos mecânicos e soluções de engenharia modernas. Neste artigo compartilharemos com você o que é um projeto mecânico, quais são as principais etapas e por que esse é um processo tão importante.


Primeiramente, o que é um projeto mecânico?

Desenvolvida por Heron de Alexandria, ainda no século I a.C, a primeira máquina documentada a ser desenvolvida pelo homem foi a Eolípila – conhecida no período como “bola de vento”.

É importante destacar que existe a possibilidade de outras máquinas terem sido produzidas antes da Eolípila, mas graças a documentos históricos é possível afirmar hoje que Heron foi o primeiro projetista mecânico da história.

Dito isso, fica claro o quão antigos são os projetos mecânicos e o tanto que são relevantes para o desenvolvimento da sociedade.

Por definição, um projeto mecânico é um conjunto de informações estruturadas utilizadas para o desenvolvimento de uma máquina. O projeto mecânico propõe quais tarefas precisam ser estabelecidas para desenvolver um equipamento funcional que realize determinada ação de forma precisa e eficiente.

Tudo é realizado por meio de cálculos estruturais, tendo em mente sempre a segurança daqueles que estarão envolvidos no sistema de produção, além do foco na entrega de resultados.  

Um projeto mecânico só possuí êxito quando soluciona de forma eficiente o problemas pelo qual foi desenvolvido para resolver.  O processo é extenso, com etapas interdependentes e sucessivas, mas quando executada de forma integrada resultam em um projeto bem sucedido.

Dessa forma, é crucial para aqueles que desejam compreender melhor um projeto mecânico conhecer quais são as etapas que constituem o desenvolvimento de uma máquina e como cada elemento contribui para o sucesso final do projeto.

Conhecendo as principais etapas para desenvolver um projeto mecânico

Antes de entrarmos nos detalhes, é importante enfatizar que cada etapa possui um propósito, por isso cada processo é realmente necessário dentro de um projeto mecânico. 

O processo completo, geralmente, é dividido em 5 etapas principais: Viabilidade e Concepção, Dimensionamento e Desenho, Análise dinâmica, Testes e Prototipagem e Documentação.

Vale lembrar também que diferentes etapas podem ser feitas em um bloco só, fazendo com que o número final de processos seja reduzido ou aumentado em alguns projetos dependendo da metodologia utilizada.


1. Viabilidade e Concepção

A primeira etapa é caracterizada pelo entendimento do problemas, a definição de requisitos e a delimitação de recursos. Essa caracterização é necessária para definir os elementos inicias do equipamento como funcionalidades, materiais, design e orçamento.

Dessa maneira, o projetista mecânico pode elaborar um projeto alinhado com as expectativas do cliente evitando retrabalho no futuro ou um projeto falho.


2. Dimensionamento e Desenho

Após a elaboração do escopo inicial, o projetista fica encarregado do desenho e de estabelecer as dimensões de cada componente presente na máquina.

Em ambas as etapas é necessário levar em consideração os recursos e critérios disponíveis para o projeto.

Um equipamento precisa ser projetado para possuir a maior vida útil possível, sendo assim não deve ser ter sua qualidade comprometida apenas por questões de orçamento.


3. Análise dinâmica

A análise dinâmica é uma etapa auxiliada por computadores, onde são usados softwares de simulação estrutural dinâmica e estática, efeitos eletromagnéticos, simulação de fluídos e outros testes que se relacionam ao funcionamento do equipamento.

Esse momento é crucial para validar o processo de dimensionamento, já que confere em um ambiente virtual se o projeto suporta os esforços aos quais a máquina será submetida enquanto estiver em operação em uma situação real.


4. Testes e prototipagem

A prototipagem é fundamental para que se possua, inicialmente, uma versão de testes da máquina. Nesta fase, são definidos alguns ensaios básicos para uma nova validação do funcionamento, segurança e eficiência da máquina.

Apenas após essa etapa é possível realmente saber se a máquina atende todas as características necessária para adentrar o mercado. Esse é o momento onde os projetistas podem realizar ajustes e melhorias que definiram o sucesso final do produto.

Em alguns casos, como em projetos independentes, essa é a etapa onde é possível fechar parcerias possíveis investidores, dado que a apresentação de um modelo funcional torna o equipamento muito mais tangível e atraente para os investidores. 

5. Documentação

A última etapa consiste na elaboração de desenhos técnicos que serão utilizados na produção, montagem e fabricação das peças que compõe o equipamento.

O sucesso de um projeto mecânico está relacionado diretamente com a execução precisa de cada etapa e, também, com a devida preocupação e esmero em documentar em detalhes todo o processo.


Como gerar valor por meio de um projeto mecânico?

Por fim, após compreender o que é um projeto mecânico e quais são suas etapas é necessário entender quem são os principais clientes que solicitam estes projetos. Conforme vimos anteriormente, os projetos mecânicos seguem uma metodologia bem estabelecida em busca de excelência.

No geral, a maioria dos trabalhos são para o desenvolvimento de máquinas de soldagem, máquinas pneumáticas, robôs industriais, entre outros equipamentos industriais.

O projeto mecânico é atraente para este tipo de cliente pois o ajuda a desenvolver um equipamento sob medida que evita acidentes, desperdícios de matéria prima e otimiza seu processo produtivo. 

Além disso, com o auxílio de um projetista mecânico, o cliente pode projetar uma máquina que satisfaça suas necessidades de forma personalizada.

O impacto positivo de um ótimo projeto ao longo prazo pode ser considerável, já que um equipamento bem desenvolvido pode reduzir custos e aumentar a produtividade de toda uma indústria.  

A escolha de um bom profissional, ou time de profissionais, pode ser um diferencial para o sucesso ou o fracasso de um equipamento e é tarefa do projetista mecânico lembrar seus clientes disso.  

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#