Scrum - Metodologia ágil de projetos

Entenda todos os passos para implementar o scrum na sua empresa.

O gerenciamento de projetos é responsável por facilitar e organizar os processos dentro de uma empresa, ele permite coordenar os membros da equipe, entender plenamente os indicadores de desempenho, além de fornecer uma visão global do seu projeto, propiciando a realização de melhorias ou mitigação e eliminação de erros com maior facilidade. Para facilitar este processo, exitem diversas metodologias que podem e devem ser utilizadas, hoje vamos apresentar o SCRUM.
undefined

O Scrum é uma metodologia ágil para gestão de projetos, que foi desenvolvida por Jeff Sutherland (piloto de aeronaves), que se inspirou na missão de pousar um avião, para desenvolver o método, clicando aqui, você encontra o vídeo TEDx sobre esse assunto. O scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, potencializando as equipes que trabalham em prol de um objetivo em comum, esta metodologia é essencial para muitas empresas atualmente, porque não apenas facilita a definição de objetivos, como também ajuda a cumprir os prazos estabelecidos.

Seguindo a lógica do do avião, o Scrum propõe que o projeto seja dividido em diversas pequenas etapas com reuniões frequentes, para que a todo momento, toda a equipe saiba qual é o andamento do projeto e dessa maneira seja possível melhorá-lo e acelerá-lo.

 No Scrum, divide-se o projeto em ciclos que são chamados de Sprints, estes sprints representam uma time box", dentro da qual devem ser executadas algumas ações, e por sua vez, cada sprint é organizado da seguinte maneira:


1. Realiza-se uma "Sprint Planning Meeting", ou seja, uma reunião de planejamento daquele sprint, nela o proprietário deve selecionar alguns dos requisitos do projeto listados anteriormente para executar naquele sprint.
  2. Inicia-se a realização das tarefas definidas e as reuniões frequentes características do Scrum geralmente elas são diárias e são chamada de "daily sprints". Nestas reuniões, a equipe deve se atualizar do progresso feito, bem como os problemas encontrados, para então gerar soluções mais eficientes.
   3. O Sprint deve ser finalizado com uma reunião para retrospectiva, onde são repassadas todas as informações do sprint para que o próximo possa ser iniciado sem perda de informação

Para melhor entendimento, veja o esquema abaixo.

undefined

Por fim, entenda o vocabulário utilizado no SCRUM:

  • Product owner: É o proprietário da máquina, podendo ser um gerente de projetos
  • Product backlog: Banco de dados contendo todos os requisitos e limitações para a máquina como um todo.
  • Sprint backlog: Banco de dados onde são armazenados os requisitos que serão
  • Scrum master: Gerente de Scrum, responsável por fiscalizar e administrar o processo de Scrum.

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#