5 Passos Para Aumentar a Produtividade da Sua Empresa Através de Gestão de Pessoas

Não Sabe Como Garantir Crescimento da Sua Empresa? Separamos Algumas Dicas Para Você. Fique Por Dentro

5 Passos Para Aumentar a Produtividade da Sua Empresa Através de Gestão de Pessoas



           Muitas empresas ainda contam com uma gestão desatualizada e desorganizada de pessoas, atualmente há um novo papel de RH e que está se consolidando na maior parte das organizações bem-sucedidas. Administrar com as pessoas – consideradas agora parceiros do negócio e não mais meros recursos empresariais – passou a ser o mais importante desafio interno das empresas atualmente.  
            São as pessoas que lidam com a tecnologia, criam e utilizam processos de trabalho, compõem a estrutura organizacional, fazem produtos e serviços e atendem os clientes. São elas que proporcionam produtividade, qualidade e competitividade para as organizações (CHIAVENATO, 2008). 
           Nenhum colaborador gosta de trabalhar sem perspectiva de crescimento, aumento de salarial ou sem sentir-se envolvido ou importante no processo estratégico da organização. Ou muitas das vezes, é a própria liderança a causa do desengajamento. Certamente, companhias com uma liderança sem competência para exercer tal função e má gestão de pessoas acabam perdendo seus talentos e apresentando uma produtividade abaixo de sua capacidade, além de alta rotatividade
Você pode motivar seus colaboradores seguindo cinco passos estratégicos:
 


 1- Avaliar e Melhorar o desempenho pessoal 

Uma avaliação de desempenho executada regularmente é uma boa maneira de equilibrar tanto as necessidades da organização quanto as dos colaboradores.. 

Nesta avaliação questionam-se atributos positivos, aprimoramentos realizados, opinião sobre a empresa e gestores; posteriormente traçam-se objetivos para a próxima avaliação. Buscar formas de motivar funcionários é um trabalho constante e de importância extrema para a produtividade, e o reconhecimento de colaboradores que executam um bom trabalho é fundamental para a satisfação do empregado com a empresa e com seus superiores.


2- Capacitar e Preparar

           Investir em um funcionário através de treinamentos e capacitações faz com que ele execute o serviço com eficiência e qualidade, mas principalmente, faz com que o colaborador fique mais disposto a retornar esse investimento a empresa, e se sinta valorizado pelos seus líderes.


3- Reconhecimento pelos bons desempenhos


           Deve ser considerada uma estratégia fundamental para motivar os funcionários, pois trabalha com o sistema de recompensa. Depois das etapas da avaliação de desempenho e feedback, a premiação pelo bom trabalho precisa se concretizar. À medida que os colaboradores alcançam suas metas, podem receber bônus, viagens, promoções e cursos, entre outros incentivos. O reconhecimento também funciona como uma retenção de talentos, já que ninguém irá querer abandonar a empresa sabendo que é valorizado e, se fizer um bom trabalho, será recompensado.

undefined

4-Realocar quando necessário 

Nas ocasiões em que o funcionário encontrou dificuldade em alcançar as metas definidas na avaliação de desempenho, o RH precisa analisar as causas e trabalhar junto com ele para a solução de problemas. A empresa que decide pela demissão de todo e qualquer empregado que não conseguiu cumprir seus próprios objetivos corre o risco de ter um alto índice de rotatividade, diminuição da motivação de outros colaboradores e até a ocorrência de ações trabalhistas, além de evidenciar que talvez não tenha dado a oportunidade de uma comunicação mais clara. Assim, uma boa alternativa pode ser a realocação. Muitas vezes, o colaborador é um bom talento a ser mantido, e, através dos processos anteriores, o RH precisa compreender em qual cargo ele poderia exercer outra função, que o deixaria mais feliz, em que suas habilidades seriam trabalhadas de outra forma e ainda assim continuaria útil para a companhia. Sempre é preciso pensar no equilíbrio de ambas as partes.

5-Incentivo ao lazer 

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos itens mais buscados pelo trabalhador da atualidade. Assim como incentivar o lazer dos funcionários, seja por meio de horários mais flexíveis ou do acesso a pacotes de benefícios diferenciados, é essencial. Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).






Matheus Segolin de Rezende

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#