Pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos [Guia completo]

Lançar novos produtos e serviços é uma ótima forma de adquirir novos clientes e gerar visibilidade para o seu negócio. No processo de desenvolvimento de produtos, a pesquisa de mercado desempenha um papel crítico.

Com a ajuda da pesquisa, os profissionais de marketing podem determinar se um produto funcionará, quais recursos os clientes desejam, quais concorrentes já existem e muito mais.

Portanto, continue lendo este artigo se deseja entender melhor como tudo isso funciona. Neste guia, discutiremos a importância da pesquisa de mercado no desenvolvimento de produtos e todas as etapas envolvidas.

Antes de começar, você sabe exatamente o que é um novo produto e todas as etapas para desenvolver um? Como o design, seu ciclo de vida, sua viabilidade econômica e, o mais importante, a estratégia para o desenvolver corretamente.

Como funciona uma pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos?

O desenvolvimento de novos produtos demanda um processo completo de brainstorming, pesquisa, testes, plano de marketing e vendas. Para encurtar a história, desenvolver um produto é um processo coletivo que demanda o esforço de diferentes profissionais. 

Vale lembrar que o desenvolvimento de produtos também inclui a atualização de produtos existentes; por exemplo, quando você adiciona novos recursos ou modifica um produto já lançado, isso também é considerado, de certa forma, como desenvolvimento de produto.

A pesquisa é parte integrante deste processo de desenvolvimento de produtos. Ela permite que você valide suas ideias usando dados e garanta que seu produto ressoe com os consumidores, concorra no mercado e muito mais.

Sem realizar pesquisas antes do lançamento, seu produto pode não atingir todo o seu potencial. Do teste de conceito à precificação, a pesquisa de desenvolvimento de produto consiste em diferentes processos e testes.

Nem todas as etapas e testes podem se aplicar à sua jornada de desenvolvimento de produtos. Isso varia dependendo se você está lançando um novo produto, atualizando um existente, quais pesquisas ou ideias você já tem, entre outros elementos.

Dito isso, agora sim vamos mergulhar mais a fundo no processo de pesquisa de desenvolvimento de produtos.


(Foto/Reprodução: Unsplash)

Como iniciar uma pesquisa de mercado para desenvolvimento de produtos?

#1. Identifique seus objetivos

Antes de realizar qualquer tipo de pesquisa de mercado, você precisa entender quais são seus objetivos e o que espera realizar. Você deve, portanto, se fazer uma série de perguntas antes de começar:

  • O que você espera aprender através de sua pesquisa?
  • Quais são suas expectativas para a pesquisa?
  • Como você pretende conduzir a pesquisa?
  • Para quem você está planejando realizar pesquisas e testes?

#2. Tome uma decisão sobre o método de pesquisa

Assim que tiver definido seus objetivos, você precisa decidir como conduzirá sua pesquisa. Existem diferentes métodos que você pode usar para o seu estudo – vamos descrever alguns deles em detalhes mais adiante.

Os métodos diferem um do outro e você deve escolher aquele que funcionará melhor para você atingir seus objetivos.

#3. Encontre recursos e parceiros para prototipagem

Depois de realizar sua pesquisa e obter dados relevantes, é hora de dar vida às suas ideias de produtos criando um protótipo. Um protótipo é a primeira versão do seu produto e precisará de mais alguns testes antes de ser lançado.

Se você não vai desenvolver o protótipo internamente, é importante adquirir recursos e entrar em contato com empresas que fazem isso.

Portanto, é melhor fazer algumas pesquisas também para isso e encontrar as melhores empresas e recursos com antecedência, para que você não perca muito tempo depois.

#4. Teste seu protótipo

O teste é a última etapa antes do lançamento de um novo produto. É uma fase em que você envolve clientes em potencial e faz com que eles testem as funcionalidades do seu produto para garantir que estejam funcionando corretamente e atendendo às suas necessidades.

Isso permitirá que você colete outros dados relevantes que podem ser usados para melhorar seu produto para atender às necessidades do mercado.